A LG vem perdendo espaço no mercado de smartphones há um tempo. Segundo a Reuters, após 22 trimestres seguidos de prejuízo operacional nesse segmento, a empresa sul-coreana decidiu apostar em uma nova estratégia.
Ciente de que suas maiores concorrentes são as fabricantes chinesas, como Huawei e Xiaomi, a LG vai seguir o mesmo caminho que elas e investir na produção de design original, ou ODM, para suas linhas de aparelhos básicos e intermediários. Isso significa que uma empresa terceirizada será responsável pelo design e produção dos smartphones, e a LG vai apenas incluir sua marca no produto final.
De acordo com a declaração de uma porta-voz da empresa à agência de notícias, outras medidas também foram adotadas para lidar com o prejuízo. Alguns cargos de pesquisa e produção foram extintos, por exemplo, enquanto outros foram reorganizados. Com a terceirização dos aparelhos básicos e intermediários da marca, a LG pretende se dedicar agora aos smartphones premium.
Conforme apontado pela Reuters, a LG chegou a conquistar um lugar entre as 3 maiores empresas no mercado global de smartphones em 2013. Porém, no terceiro trimestre deste ano, a marca não está nem entre as sete primeiras do ranking, perdendo espaço para Huawei, Xiaomi, Oppo e Vivo, de acordo com a a empresa de pesquisa Counterpoint.
Parece que a LG ainda tem um longo caminho pela frente caso queira competir com as gigantes chinesas. Tom Kang, analista da Counterpoint, afirmou à Reuters que “mesmo se a LG terceirizar seus produtos, sem uma habilidade de marketing, ela não poderá ganhar de empresas chinesas que já são boas no que fazem”.
[Reuters]