Líder, eu? Geração Z prefere empregos mais criativos, diz relatório
Um levantamento do site de empregos Glassdoor mostrou quais profissões já foram topo de carreira em diferentes gerações ao longo dos anos.
No caso da Geração Z, os nascidos a partir de 1996, a profissão que oferece maior satisfação é a de recrutador corporativo. Já os millennials (1980 a 1995) ficam mais satisfeitos quando ocupam cargos como agente imobiliário, por exemplo.
O índice tem base nas notas médias dos usuários da plataforma nos EUA. A classificação era de 1 a 5, sendo 1 muito insatisfeito e 5 muito satisfeito.
Diferenças entre gerações
No geral, os mais jovens ficam mais satisfeitos quando trabalham em funções não técnicas e mais criativas. “Os trabalhadores da Geração Z estão mais satisfeitos em empregos que lhes dão a oportunidade de moldar a cultura da empresa e ter impacto social”, apontou o relatório. Enquanto isso, os boomers encontram satisfação nas profissões que exigem anos de experiência, responsabilidades e maior impacto nas empresas – como diretor executivo e CEO.
É interessante ver como funções ligadas à tecnologia surgiram com força a partir da geração de millennials. Enquanto as profissões na Geração X e Boomer são mais voltadas a empresas e cargos de liderança, três em cada 10 profissões dos Millennials buscam solução de problemas na área tecnológica.
Para a Geração Z, são cinco, incluindo três empregos em conteúdo para redes sociais: gerente de marketing, gestão de mídias sociais e analista de SEO (otimização para motores de busca, na sigla em inglês).