Agora que você tem uma noção melhor de como as diferentes partes de sua câmera funcionam, nós iremos dar uma olhada em suas várias configurações. Nessa aula nós iremos cobrir o básico, e na aula seguinte nós iremos dar uma olhada no modo manual.
Eis aqui o que nós iremos abordar hoje:
– Modos de disparo, ou as diferentes maneiras que a sua câmera pode ajudar você a tirar uma foto.
– Modos de Flash e quando usá-los.
– O que as diferentes configurações de aprimoramento de imagem fazem e para que elas servem.
– Funções para auxiliar na hora do disparo, como foco automático.
– Uma breve olhada no modo vídeo.
Modos de disparo
A maioria das câmeras vem com alguns tipos diferentes de modo de disparo, desde totalmente automático até totalmente manual. Nós iremos dar uma olhada nos mais comuns e discutir quando você deve usá-los. Você pode não estar familiarizado com termos como velocidade do obturador, abertura do diafragma e ISO, mas não se preocupe – nós iremos detalhar isso na próxima aula.
Modos do flash
Sua câmera tem alguns modos diferentes de flash, e a maioria deles você nunca irá precisar. Eis aqui como eles são chamados e o que eles fazem.
Flashes externos terão modos adicionais e configurações na própria unidade do flash, então se você tiver um flash externo bacana, experimente tudo que ele pode fazer.
Configurações de aprimoramento de imagem
Nem todas as câmeras tem configurações de aprimoramento de imagem, mas nos últimos anos está se tornando cada vez mais comum nas DSLRs e câmeras compactas bacanas. As funções que você deve prestar mais atenção são as de correção de luminosidade e redução de ruído. Correção de luminosidade (e tom), que são chamadas de D-lighting em câmeras Nikon e Auto Lighting Optimizer e Highlight Tone Priority (o modo foi dividido em dois) na Canon, tentará guardar mais detalhes das partes sub- e superexpostas das suas fotografias enquanto também melhoram a cor. Redução de ruído faz o que você deve ter imaginado – reduz ruído. Isso também reduz detalhes. Correção de luminosidade tende a aumentar o ruído. Basicamente, esses modos são legais, mas eles tem suas desvantagens. Muitas vezes você pode ajustar o quão agressivamente eles vão alterar suas fotos. Configurar para eles não alterarem muito é recomendado.
Modo vídeo
Nós estamos lidando com fotografia, então nós não iremos falar muito sobre o modo vídeo. Ele também é tratado de modos bem diferentes por câmeras diferentes porque atualmente não há bem um padrão. E também, o modo vídeo varia significativamente entre os diferentes tipos de câmera. Point-and-shoots podem rapidamente ajustar o foco automaticamente no modo de vídeo e agir bem parecido com uma câmera de vídeo dedicada. Câmeras compactas mirrorless com lentes intercambiáveis tendem a dar mais qualidade de vídeo mas o foco automático é um pouco mais lento e não é muito fácil de focar manualmente. Câmeras DSLR geralmente produzem vídeos de alta qualidade, o foco automático é bem ruim (isso se ela fizer de fato), mas permitem um controle excelente no foco manual. Se você estiver gravando um vídeo com uma DSLR, você irá querer ficar mais confortável enquanto estiver focando manualmente as suas lentes.
Quando você grava um vídeo em qualquer câmera, ele geralmente fica salvo na mesma pasta de fotos de seu cartão de memória, mas algumas câmeras tem uma pasta dedicada para vídeo. Se o arquivo dor salvo como AVI, MOV, ou MP4, você poderá apenas copiar direto da sua câmera e rodá-lo. Todos esses formatos também funcionam bem para enviar para sites de compartilhamento de vídeo como YouTube ou Vimeo. Outros formatos podem ser vídeo streams que normalmente necessitam de conversão para serem utilizados, então consulte o manual da sua câmera se você não reconhece o tipo do arquivo.
Se você quer aprender mais sobre vídeo, dê uma olhada no nosso guia para gravar vídeos legais com a sua DSLR.
Isso é tudo por hoje, mas na próxima aula nós iremos mais a fundo nas configurações manuais e iremos aprender como ele afeta seu funcionamento e as fotos resultantes.
Você pode seguir Adam Dachis, o autor desse post, no Twitter e Facebook. Mas o Twitter é a melhor maneira de entrar em contato com ele.