O Facebook lançou a tão aguardada função Timeline, que dá uma cara mais estilosa para o seu perfil, sem mencionar a habilidade de ver todos os posts que qualquer pessoa fez no seu primeiro dia no Facebook. Eis aqui tudo o que você precisa saber sobre a Linha do Tempo.

Você pode ter a Linha do Tempo agora mesmo, mas o Facebook te dá sete dias para ajustar a aparência da sua timeline antes de ficar pública. Existem chances de que você queira modificar algumas coisas antes de publicá-la, então aqui estão as principais coisas que você pode querer prestar mais atenção durante a próxima semana antes de torna-la pública.

Como navegar na Linha do Tempo

Quando você visitar pela primeira vez a nova interface, irá perceber que ela é de fato uma linha do tempo de todos os posts no Facebook, indo dos mais novos no topo até os mais velhos embaixo, ele irá carregar todos os posts do último mês. Se você rolar até o final disso, ele irá mostrar os “destaques” do resto daquele ano.

Você também irá notar que no lado direito você tem uma barra, através da qual você pode pular para períodos de tempo específicos. Clique em um ano e você verá os destaques daquele ano, ou expanda a barra lateral para ver todos os meses daquele ano. Clique em um mês, e ele irá mostrar todos os posts daquele mês. Você pode ir para qualquer período de tempo que quiser, de uma data recente até o seu primeiro dia no Facebook.

Repare também que você pode pular para um período de tempo específico usando os menus dropdown no topo da página, se você não gostar da organização da barra lateral. Se em qualquer momento você quiser ver todos os posts ao invés de apenas os destaques do Facebook, você pode escolher “Todas as histórias” do menu dropdown também.

Você também pode querer dar uma olhada no topo do seu perfil, de onde você pode acessar uma lista de seus amigos, uma nova visualização de todas as suas fotos (que na verdade é bem bacana), as coisas que você curtiu, e por aí vai. Você também pode clicar no minúsculo link “Sobre” abaixo da sua foto do Perfil para ver suas informações básicas, Sobre Você, trabalho, educação, e relacionados.

Como adicionar novos eventos à sua Linha do Tempo

Apesar de você poder adicionar um status ou foto no topo da sua timeline como sempre, a nova visualização permite a você adicionar blocos em seções mais antigas da timeline também. Digamos que você tenha uma foto de bebê que queira colocar no Facebook. Você poderia voltar para o ano que você nasceu e adicionar ali, para que ela aparecesse em ordem cronológica, ao invés de aparecer no topo. Para fazer isso, apenas encontre o ponto desejado na timeline, e coloque o mouse em cima da linha azul do meio. Seu cursor irá se transformar em um sinal de adição. Você pode então clicar ali e adicionar qualquer tipo de post que quiser, seja ele um novo status, foto, lugar, ou outro evento da vida (tal como mudança no status de relacionamento, mudança de cidade, ou outros).

Se você quiser mover um post que já existe – quer você mesmo tenha postado ele no topo, ou se outra pessoa tiver postado uma foto antiga de você – você pode movê-lo para um lugar diferente na timeline também. Apenas coloque o mouse sobre o post e clique no ícone de lápis que irá aparecer. Clique em “Alterar Data” para mover para onde você quiser na sua timeline, e dali em diante ele irá aparecer na data que você escolheu.

Como mudar a aparência da sua Linha do Tempo

Você irá notar que apesar da nova interface ser bem diferente, o Facebook não muda muita coisa da maneira como ele costumava funcionar. No topo da sua timeline, você pode adicionar uma atualização de status, foto, lugar, ou você pode ler todos os posts no seu mural simplesmente descendo pela timeline. As novas funções que você realmente precisa aprender sobre isto são aquelas que influenciam diretamente na aparência da sua timeline.

A primeira coisa que você deve olhar é a capa. Essencialmente, você terá duas  fotos principais no topo do seu perfil – uma é a sua foto do perfil, que você já vê. A outra é uma “capa”, uma grande foto em alta resolução que irá aparecer atrás da sua foto do perfil, e você pode fazer o que quiser com isso. Para adicionar uma, Clique no botão “Adicionar uma capa no lado direito do seu perfil. Você pode escolher uma das suas fotos do facebook ou fazer upload de uma imagem do seu HD. Você pode mudar a sua foto de perfil a qualquer momento apenas passando o mouse por cima e clicando no botão “Mudar Capa” que aparece.

A outra nova função que você pode curtir é destacar um post. Se existe um post que você ou outra pessoa fez e você quer chamar mais atenção para ele na sua linha do tempo, apenas passe o mouse sobre ele e clique no botão estrela. Isso irá deixa-lo maior, ocupando as duas colunas da sua timeline, para deixa-lo mais destacado. Isso também ajuda a quebrar a visualização de duas colunas e deixa a coisa toda mais interessante, o que é legal. Para deletar um post ou tirá-lo de sua linha do tempo, clique no ícone de lápis próximo à estrela.

Como deixar posts antigos mais privados

A única grande desvantagem do layout da Linha do Tempo é que você pode facilmente ver todos os posts que você já fez ou recebeu no Facebook. Tudo que qualquer um precisa fazer é ir para um certo ano no seu perfil e clicar no botão “Todos as Histórias”. Para muitos de nós, isso significa posts feitos quando estávamos no ensino médio – e eu não preciso dizer quão vergonhoso pode ser olhar para algumas das coisas que você costumava dizer na época do colégio.

Você tem algumas escolhas aqui, e infelizmente nenhuma delas é a ideal. Você pode ir passando por sua timeline e esconder ou deletar posts individuais clicando no ícone do lápis, mas dependendo de há quanto tempo você está no Facebook, ou quão ativo você é, isso pode durar pra sempre.

Ao invés disso, se você tiver qualquer post antigo que estiver público ou compartilhado com amigos de amigos, você pode mudar a privacidade de todos esses posts para “Somente amigos” com um clique. Isso não irá esconder estes posts dos seus amigos, mas pelo menos irá evitar que qualquer outra pessoa no Facebook seja capaz de navegar por qualquer post que você já tenha tornado público. Clique na seta próxima ao botão de “Home” na parte superior da direita do Facebook. Vá para Configurações de Privacidade e então desça até “Limite o público para publicações passadas”. Clique em “Gerenciar a visibilidade de publicações antigas” e clique no botão “limitar publicações passadas”. Isto irá tornar seus posts antigos visíveis apenas para amigos.

Mas fique atento, todos os posts que você fizer estarão sujeitos às mesmas configurações de privacidade que você tinha antes – então se ele estava marcado como público, qualquer post que você fizer depois de marcar “Limitar publicações passadas” ainda será público. Dê uma olhada no nosso guia para gerenciar a privacidade do seu Facebook para mais informações.

Novamente, esta função não é perfeita, pois estes posts ainda estarão visíveis para todos os seus amigos, mas depende de você por quanto tempo você quer manter esses posts antigos que todo mundo agora tem acesso fácil. Apesar disso, você tem 7 dias antes da sua Linha do Tempo se tornar pública, então se você quiser se aprofundar e ver todos os anos, você pode pelo menos dividir o trabalho em alguns dias.

A nova função da timeline é muito mais um updade no visual do que uma atualização de funções, apensar de poder ser legal voltar e ver todos os seus posts antigos (contanto que eles não sejam vergonhosos), e a possibilidade de adicionar posts em qualquer momento da timeline ser algo bacana. Se você não habilitou isso ainda, vá para a página da Linha do Tempo no Facebook, dê uma olhada, e diga o que você achou do novo design nos comentários.