Nós já sabíamos há algum tempo que o Google tinha abandonado o Gears, ferramenta que oferece funções offline a muitos aplicativos web populares (como o Gmail Offline). Agora o blog oficial do Gears explica a transição para o HTML5, que pode mudar o jogo:

Se você se perguntou porque não houve muitas novas versões do Gears ou posts no blog do Gears ultimamente, é porque nós mudamos nossos esforços para levar todas as funções do Gears para padrões da web como o HTML5. Ainda não chegamos lá, mas estamos mais perto. Em janeiro, lançamos uma nova versão do Google Chrome que suporta nativamente uma API de banco de dados semelhante à API de banco de dados do Gears, "workers" (tanto locais quanto compartilhados e de origem mista no Gears), e também novas APIs como Armazenamento Local e Web Sockets. Outras faces do Gears, como o API LocalServer e de Geolocalização, também são representados por APIs semelhantes em novos padrões e serão incluídos no Google Chrome em breve.



A transição para o HTML5 deve ser ótima para os usuários no longo prazo, mas é uma pena ver que essas soluções ficarão de lado enquanto esperamos que os navegadores mais usados queiram se modernizar, concordem em qual padrão usar e adotem o novo padrão. É o custo do progresso, eu acho. [Gears API Blog]