Android: O Google Maps ganhou novas funções no app Latitude, que grava os lugares onde você esteve e agora permite ver um resumo de onde você costuma ir e onde passa a maior parte do seu tempo. É bem legal – tão legal, na verdade, que o Google agora nos faz querer usar o Latitude.

O serviço Latitude já existe há um bom tempo, mas ele vem ficando cada vez mais útil ao longo dos anos. Para quem não sabe, ele é basicamente um app que grava os lugares aonde você vai, e guarda um histórico (totalmente privado) desses lugares. Ele também tem uma rede social embutida, parecida com o Foursquare, que permite a você fazer check-in em certos lugares, compartilhar com seus amigos, e até receber alertas quando você estiver perto de algum amigo que também use o Latitude.

O legal no Latitude é que ele rastreia você aonde você for, e permite ver uma lista dos lugares que você visitou e o que você fez. Ele também elabora e mostra tendências, como quanto tempo você passa no trabalho, em casa, e fora de casa, assim como quanto tempo você passa de férias. A atualização mais recente para o Mapas no Android permite ver essas tendências direto no app, o que é bem legal. Ele parece um “Rescuetime para seu local”: ou seja, dá pra ver se você anda passando tempo demais no trabalho, ou tempo demais andando por aí. De novo, esta não é uma função nova no Latitude, mas é uma função nova no app para Android. E claro, você precisa ativar o histórico nas preferências do Latitude para isto funcionar.

Outra forma bem legal que esta atualização melhora o Latitude é em deixar você escolher um dos pontos de check-in como sua “casa”. Antes, ele tentava adivinhar onde era sua casa e seu trabalho baseado em quanto tempo você passava em um lugar. Isto está sujeito a falhas se você estuda à noite ou trabalha em casa, por exemplo. Agora, quando você estiver em casa, basta fazer o check-in como sempre, mas escolher “Check-in em casa” como seu local, no final da lista. O Latitude então aprende onde fica sua casa, e ajusta os dados de acordo. Claro, é você quem escolhe se vai dizer ao Latitude onde fica sua casa, e o local não é compartilhado com ninguém – nem mesmo com seus amigos do Latitude.

Se você ainda não começou a usar o Latitude, eu recomendo experimentar. Eu odeio redes sociais com localização, e até eu achei o Latitude bem impressionante – provavelmente porque ele tem muitas coisas separadas da parte “social”. Para usar o Latitude, basta abrir o app Mapas no seu smartphone com Android, tocar no botão Menu, e tocar em Entrar no Latitude para ativá-lo. Você não precisa fazer mais nada: ele começa a coletar dados para você, e você pode começar a usar o histórico de locais em cerca de duas semanas. Se você já usa o Latitude, você pode acessar o histórico de locais no painel do Latitude, dentro do app Mapas.

O Latitude está presente no app Mapas para Android 1.6 ou superior. Clique no link a seguir para ler mais sobre a atualização do app: [Google Mobile Blog]