Ouvir música enquanto se trabalha pode ajudá-lo a focar e se manter ativo ao longo do dia. O GetWorkDoneMusic é um webapp simples que pode dar uma força nesse ponto. O site apresenta três botões: um de play, outro rápido (Fast) e o mais rápido (Faster). Dê o play para iniciar uma playlist automática e aleatória de músicas em sua maioria eletrônica e/ou experimental, criadas para mantê-lo no ritmo.

O serviço usa o SoundCloud como fonte de músicas e os botões “rápido” e “mais rápido” trazem algumas playlists do SoundCloud recheadas com centenas de faixas (o desenvolvedor diz que está trabalhando para expandir as playlists para mais de mil canções) que são reorganizadas aleatoriamente a cada vez que você visita o site. A ideia é que você jamais ouça a mesma música duas vezes. Se curtir muito alguma em especial, clique no botão “essa última foi boa” (“that last one was sweet”) para ouvi-la novamente; no caso das ruins, você pode pular para a música seguinte com o botão “me dê a próxima, capitão” (“gimme the next one cap’n”).

O GetWorkDoneMusic é um trabalho quase artesanal de Ryan Ghods, um acadêmico veterano que se motivou a programar o webapp em um fim de semana. Ele funciona muito bem — me peguei ouvindo a playlist “Fast” na maior parte dessa manhã enquanto trabalhava em ideias e posts. Não é a única solução de streaming de música disponível por aí, mas é rápida, gratuita e dispensa seu cadastro e downloads. Se você estiver em busca de uma boa seleção de músicas para trabalhar animado, dê uma olhada. [GetWorkDoneMusic]