Nós já falamos sobre os 10 principais recursos do Windows 7 e os melhores recursos novos no RC, mas após usar exclusivamente o Windows 7 por uma semana seguida, as verdadeiras joias estão nas coisas pequenas.

Apesar de eu não ter dúvida de que você já viu alguns dos recursos mencionados antes, a maior parte dos itens abaixo recebeu muito pouca ou nenhuma atenção nas previews do Windows 7. São estes recursos menos sexy porém muito úteis que me fazem achar que, quanto mais eu uso o Windows 7, menos chance há de eu algum dia voltar a usar Vista ou XP.

 
Bibliotecas facilitam o gerenciamento de arquivos

As Bibliotecas do Windows 7 são um enorme salto pra frente no gerenciamento de arquivos das versões anteriores de Windows – em vez de lidar apenas com arquivos e diretórios, elas são um local virtual que agregam o conteúdo de múltiplos locais em um só.

Como a maior parte dos nossos leitores, estou usando o Dropbox para sincronizar os meus arquivos em múltiplos computadores – inclusive um subconjunto da minha coleção de músicas. Em vez de tentar usar hacks para sincronizar diretórios fora da minha pasta DropBox ou ir até a linha de comando para criar uns symlinks, foi tão simples quanto acrescentar minha pasta de coleção de música DropBox à biblioteca de Música.

Quando você tiver acrescentado as suas pastas a uma biblioteca, elas aparecerão em qualquer lugar por onde você navegar naquela biblioteca, inclusive nas caixas de diálogo comuns de Abrir/Salvar arquivo – faz com que seja uma coisa do passado o ato de lidar com pastas complicadas.

 
Jump Lists e acesso rápido a recursos comuns

O Windows 7 substitui o menu de contexto da barra de tarefas por uma lista útil de tarefas e documentos frequentemente acessados, além de deixar você marcar documentos ou atalhos no menu. Você pode acessar este recurso ao clicar com o botão direito no botão da barra de tarefas ou então segurando o botão esquerdo do mouse e arrastar o cursor pra cima – um movimento simples para displays touchscreen.
 
Quer poder acessar rapidamente o modo de navegação privada do Internet Explorer? Basta clicar com o botão direito no ícone e você poderá abrir uma nova janela privada – você pode criar um atalho para navegação privada em versões anteriores do Windows, mas não é exatamente a mesma coisa.
 
Quer acessar alguns sites rapidamente? Basta arrastar o ícone da barra de endereços para o ícone da barra de tarefas e marcá-lo no topo da Jump List – agora você pode ir àqueles sites em um piscar de olhos, esteja o Firefox aberto no momento ou não.

 
Mude a barra de tarefas de volta para o estilo Vista/XP
 

Se você simplesmente não consegue se acostumar à nova barra de tarefas Windows 7, a Microsoft (ufa!) foi esperta o suficiente para permitir que você mudasse tudo para a maneira com a qual você está mais acostumado de versões anteriores do Windows.

Basta ir até a às propriedas da Barra de Tarefas e do Menu Iniciar, escolher usar ícones pequenos, nunca combinar, e depois desmarcar os aplicativos da barra de tarefas – mas você pode vir a querer experimentar o uso da opção “Combinar somente quando a barra de tarefas estiver cheia” para obter o melhor dos dois mundos.

Se você é do tipo que gosta de tours com screenshots, eu escrevi um tutorial com walkthrough completo de como mudar a barra de tarefas para trabalhar mais como o Windows XP ou Vista, e pra completar você também pode acrescentar a barra de início rápido (Quick Launch) à barra de tarefas no Windows 7.
 
 
Rode aplicativos como outro usuário

 
Se o seu aplicativo predileto não suporta múltiplos perfis, você pode às vezes reproduzir esta funcionalidade ao rodar o aplicativo como outro usuário. Em versões anteriores do Windows, isto não era tão simples assim – agora você só precisa clicar com o botão direito do mouse em qualquer aplicativo enquanto segura a tecla Shift e opta por rodá-lo como outro usuário.
 
 
Itens ocultos no menu Enviar Para

 
A maior parte dos leitores sabe como personalizar o menu Enviar Para – basta digitar shell:sendto na barra de endereços e acrescentar ou deletar atalhos da lista. Mas o Windows 7 facilita tudo isso com um monte de itens secretos no menu Enviar Para.
 
Se você segurar a tecla Shift enquanto clica com o botão direito em um arquivo ou pasta, você vê uma lista inteira de itens extras que normalmente estão ocultos. Os itens do menu extra são simplesmente a lista de diretórios sob a sua pasta de usuário, mas é um recurso bastante útil que faz com que você queira começar a usar a tecla Shift toda vez que você clicar com o botão direito só pra ver o que aparece!

 
Troca automática de papel de parede do desktop
 

 
Deixe-me começar dizendo que eu nunca fui muito fã de um papel de parede rotativo – na verdade, eu uso a mesma imagem de fundo com tanta frequência que recebo constantes pedidos pelo papel de parede animal do Mario World das minhas screenshots (dica: nós também já falamos sobre isso na nossa lista de papeis de parede animais de jogos retrô).
 
A troca simples, fácil e animal de papeis de parede do Windows 7 me amoleceu. Eu oficialmente fui convertido. Não só o Windows 7 inclui uma tonelada de imagens absolutamente incríveis, como você também pode selecionar mais de uma por vez com as caixas de seleção (ou segurando a tecla Ctrl) e depois optar por alterná-las a cada tantos minutos.
 
Entretanto, a diversão não para por aí – você pode clicar com o botão direito do mouse no desktop a qualquer momento que você queira pular para a próxima imagem de fundo. Como o tema padrão do Windows 7 usa uma tonelada de transparência, todo o seu tema do desktop vai parecer que mudou para se acomodar ao novo esquema de cores – é simplesmente lindo.

 
Controle de Conta de Usuário é melhorado e menos irritante
 

 
Não há dúvidas de que a maior reclamação do Windows Vista é sobre as irritantes caixas de mensagens do UAC, que foram até ridicularizados em comerciais da Apple – de fato tão irritantes que eu escrevi múltiplos artigos sobre como tornar o UAC menos irritante, desde como desabilitá-lo por completo a criar atalhos de modo de administrador para contornar os avisos.
 
No entanto, isto mudou significativamente no Windows 7 – operações comuns (para um geek) como copiar arquivos de sistema requerem uma única mensagem de aviso e o sistema como um todo foi melhorado bastante para ser menos irritante. Se você ainda estiver recebendo muitos avisos, você pode simplesmente digitar “uac” na caixa de busca do menu Iniciar e depois arrastar a barra deslizante para baixo (apesar de receber a notificação de que você está reduzindo a segurança).
 
E você? A interface superesperta do Windows 7 já convenceu você? Quais outros recursos realmente se destacam para você? Diga-nos aí nos comentários.