Com tantas distribuições de Linux e ótimos aplicativos em seus repositórios, encontrar a escolha certa para fazer as coisas pode ser difícil. No nosso quinto Lifehacker Pack anual para Linux, destacamos os downloads essenciais para uma melhor produtividade, comunicação, gerenciamento de mídia, e mais.

O Lifehacker Pack é um registro anual dos nossos aplicativos favoritos, que você precisa ter nas plataformas que mais gosta. Se você está curioso para ver como as coisas mudaram este ano, eis o Lifehacker Pack do ano passado para Linux. Para um guia sempre atualizado, dê uma olhada no diretório de apps para Linux.

Como nós preparamos o Lifehacker Pack para Linux



Ao contrário do Windows e OS X, o Linux não é uma entidade coesa. Há muitas distribuições diferentes de Linux, com diferentes ambientes de desktop para escolher, e diferentes aplicativos já embutidos no sistema. Algumas pessoas preferem usar os aplicativos que acompanham seu ambiente de desktop, alguns preferem usar o melhor, e alguns podem até preferir fazer tudo em um terminal. Isso faz com que o Lifehacker Pack para Linux seja difícil de montar.

Então, este ano, nós adicionamos mais alguns aplicativos para refletir isso. Em algumas categorias, vamos listar alguns de nossos favoritos para diferentes ambientes de desktop, em vez de listar apenas um – dessa forma, você pode decidir qual deseja usar com base na sua distro e preferência de desktop. Nós nunca poderíamos fazer um pacote que se encaixa a todos, mas o deste ano deve nos levar mais próximo disso.

Como sempre, o pessoal da Ninite nos ajudou este ano, criando um instalador de um clique para o Lifehacker Pack para Linux. Ele funciona no Ubuntu e em distribuições baseadas no Ubuntu. Recomendamos ler o conteúdo do Pack nessa página e, em seguida, ir para o Ninite e escolher os aplicativos que você deseja. O Ninite irá instalá-los todos de uma vez – perfeito para instalações limpas ou para levar um bom conjunto de aplicativos a seus amigos.

Com isso, começamos o Lifehacker Pack 2013!

Faça o download do Lifehacker Pack 2013 aqui

Produtividade

lifehacker pack linux (2)

Synapse

Nós amamos launchers e a velocidade que eles trazem para o nosso trabalho, e eles podem fazer muito mais do que apenas abrir apps. Infelizmente, launchers se encontram em um lugar estranho no mundo Linux: o GNOME Do não é atualizado desde 2009, e o Synapse – a incrível alternativa ao GNOME Do com integração ao Zeitgeist – foi abandonado. Se você estiver usando a interface Unity do Ubuntu ou o GNOME Shell, provavelmente você pode pular isto, pois eles têm uma série de funcionalidades de launcher já embutidas.

Mas para aqueles em outros ambientes de desktop, recomendamos pelo menos conferir o Synapse. Alternativamente, o GNOME Do ainda está disponível para download; e se você for minimalista, talvez goste do dmenu. Os usuários do KDE têm o útil KRunner já embutido.

Página de download


lifehacker pack linux (3)

Kate e Geany

Quando o Gedit não for o bastante, Kate e Geany trarão algumas funções mais avançadas para programação e de desenvolvimento. Eles têm um conjunto semelhante de funcionalidades, mas o Kate é nosso editor de texto favorito, proporcionando destaque de sintaxe, agrupamento de código, verificação ortográfica, um modo de entrada semelhante a vi, e até mesmo autocompletar de código. Se você precisa de algo além, Kate e Geany te deixarão feliz. Se você quiser algo ainda mais hardcore, confira o Eclipse ou o Sublime Text 2.

Página de download para Kate e Geany


lifehacker pack linux (4)

AutoKey

A expansão do texto é uma das maiores melhorias que você pode fazer para a sua produtividade. Pense em qualquer digitação tediosa que você faz durante o dia – endereços, respostas prontas para e-mail, pedaços de código, ou qualquer outra coisa – e imagine ser capaz de escrever tudo isso com apenas algumas teclas. Isso é o que faz a expansão do texto, e ela pode poupar horas de digitação. Não há muitos aplicativos para expansão de texto no Linux, mas o AutoKey se encaixa muito bem. Você vai precisar de algumas habilidades Python para as partes mais avançadas, mas por enquanto é o melhor que temos.

Página de download


lifehacker pack linux (5)

LibreOffice

Muito provavelmente o LibreOffice acompanha sua distribuição Linux, mas apenas no caso de isso não acontecer, nós o adicionamos aqui. De documentos a planilhas, apresentações e muito mais, o LibreOffice tem as ferramentas que você precisa para fazer de tudo.

Página de download


Internet e comunicação

Chrome

Chrome

Por mais personalizável que o Firefox seja, hoje em dia o Chrome é nossa principal recomendação em navegadores – mesmo no Linux. Ele é poderoso, rápido, fluido, sincroniza todas as suas configurações, e tem uma biblioteca de extensões incrível. Se você quiser algo verdadeiramente open source, pode experimentar o Chromium, mas algumas coisas ficarão faltando (como o Flash embutido), por isso recomendamos o download da versão do Google.

Página de download


Thunderbird

Thunderbird

Mesmo que o Thunderbird esteja em desenvolvimento lento, ele ainda é nosso cliente favorito de email para desktop, especialmente no Linux. Poucas coisas se comparam à customização do Thunderbird (em parte devido à sua biblioteca de extensões), e mesmo se você for um usuário de webmail, recomendamos manter um cliente de desktop – mesmo que seja apenas para backup quando o Gmail sair do ar.

Página de download


Pidgin

Pidgin

Continuamos a ver o Pidgin como o melhor cliente de mensagens instantâneas no Linux, apesar dos desenvolvedores do Ubuntu (e outros) o abandonarem por programas como o Empathy. Não só ele tem suporte a vários protocolos e recursos de mensagens instantâneas, como tem uma biblioteca de extensões muito boa, que permite a você fazer qualquer coisa que quiser com ele.

Página de download


Skype

Skype

O Skype não é a nossa ferramenta favorita para chat em vídeo (embora gostemos dele para telefonia em geral), mas você provavelmente vai precisar dele em seu arsenal. O fato é que muitas pessoas usam o Skype para suas necessidades de bate-papo em vídeo, então alguém na sua vida – amigos, família, ou outros – podem usá-lo com você algum dia. Baixe-o agora e guarde-o para quando você precisar dele.

Página de download


Música, fotos e vídeo

VLC

VLC

Muito provavelmente sua distribuição Linux vem com um player de vídeo bastante capaz, como o MPlayer. Isso basta para a maioria das pessoas, mas se você precisa de algo com um pouco mais de controle, o VLC é um bom lugar para começar. Ele suporta mais formatos de vídeo e áudio que você pode imaginar, não requer praticamente nenhum trabalho para fazer seus filmes tocarem – e ainda tem ferramentas de linha de comando para usuários avançados.

Página de download


Plex

Plex

Nós normalmente não colocamos programas de media center em nosso Lifehacker Pack, já que eles foram concebidos para computadores de mídia – e a maioria de nós ainda estamos divididos sobre se gostamos mais do XBMC ou Plex. Mas o Plex tem uma função que gostamos muito: é o melhor programa para fazer streaming de vídeo aos seus dispositivos móveis – seja para seu quarto ou para outro país. O Plex é uma ferramenta incrível para ter acesso a seus arquivos quando você não estiver sentado em seu PC.

Página de download


lifehacker pack linux (6)

digiKam e Shotwell

O Linux realmente tem algumas ferramentas boas para gerenciamento de fotos, mas o nosso favorito definitivamente é o digiKam. Ele é mais profissional, ou seja, tem mais recursos do que você pode imaginar, incluindo vários recursos de organização, suporte a mais de 300 formatos RAW, a capacidade de comparar imagens lado a lado, e muitas mais. No entanto, ele é um pouco complicado de usar; então se você preferir algo um pouco mais simples, o Shotwell pode ser melhor. Ele faz o básico em organizar e editar as fotos, algo que a maioria dos usuários precisa, e ele ainda pode compartilhar fotos para o Facebook, Flickr e Picasa (assim como o digiKam).

Página de download para digiKam e Shotwell


lifehacker pack linux (7)

GIMP

Se você estiver editando algo que não possa ser feito no digiKam ou Shotwell – seja uma captura de tela ou algo que exija ferramentas mais avançadas – o GIMP provavelmente lhe será útil. Ele não é um Photoshop, mas pode fazer muita coisa por conta própria.

Página de download


lifehacker pack linux (8)

Clementine

Escolher um player de música para esta lista foi difícil. O Linux tem uma seleção muito grande e, como já dissemos antes, players de música são uma escolha extremamente pessoal. No fim, decidimos pelo Clementine. Ele tem um bom conjunto de recursos, uma interface fácil de navegar, e é amado tanto por usuários básicos como avançados. Se você quer algo um pouco diferente, recomendamos o Banshee e Amarok.

Página de download


Rdio

Rdio

Não importa o que você escolha como player de música, é recomendável ter um serviço de streaming à mão. E de todos os serviços de streaming de música disponíveis no Brasil, o Rdio é o nosso preferido. Ele conta com um bom acervo, grande facilidade de uso e uma forte integração social, o que ajuda bastante na hora de saber o que seus amigos estão ouvindo e descobrir coisas novas. Não há um cliente oficial para Linux, mas você pode acessá-lo pelo navegador ou por um aplicativo não-oficial, que se integra ao Ubuntu nos controles de som, notificações e quicklists.

Página de download


Utilitários

ku-xlarge (94)

Dropbox

Hoje em dia, muitos de nós temos mais do que um dispositivo. Talvez seja um computador com Linux em casa e um computador com Windows no trabalho. Ou talvez três computadores, um smartphone, um tablet e um netbook rodando Archbang. Seja qual for sua situação, o Dropbox é absolutamente essencial para manter todos os seus arquivos (e outras coisas) em sincronia. Você começa com 2 GB de espaço livre, mas é muito fácil ganhar espaço extra gratuitamente.

Página de download


lifehacker pack linux (9)

Deluge

Quando você precisa baixar um arquivo grande, o BitTorrent é quase sempre uma alternativa melhor do que um download direto e lento. O Linux tem algumas boas opções de BitTorrent, mas nosso cliente favorito é o Deluge. É simples de usar mas rico em recursos, então usuários avançados têm todas as funções necessárias para ajustar velocidade e privacidade.

Página de download


ku-xlarge (98)

CrashPlan

Todo mundo precisa de um backup: não há sensação pior do que ver seu disco rígido falhar e ter que começar do zero. Aí entra o CrashPlan. Você pode fazer backup em um disco rígido externo, mas isso não vai te salvar em casos mais extremos. O CrashPlan faz backup do seu computador na nuvem, usando o serviço de nuvem da CrashPlan ou o computador de um amigo, mantendo seus dados seguros não importa o que aconteça. Além disso, ele é muito fácil de configurar.

Página de download


lifehacker pack linux (10)

PeaZip

O Linux tem um monte de ferramentas para compactar arquivos, e se você for um aficionado por linha de comando, o terminal já faz tudo (seja pelo comando tar ou com o incrível p7zip). Mas se você precisar de uma interface gráfica mais amigável, o PeaZip é a nossa escolha. Pode não ser bonito, mas ele funciona com mais de 130 diferentes tipos de arquivos, criptografa arquivos para mantê-los seguros, e integra-se tanto ao GNOME como ao KDE. Além disso, ele ainda tem funções de linha de comando para usuários avançados, quando a interface gráfica não for necessária.

Página de download


lifehacker pack linux (11)

Wine

O Linux tem alguns aplicativos impressionantes, mas há quem ignore o Linux e o deixe de fora. O Wine é (às vezes) a resposta: se você tem um programa do Windows que não pode deixar para trás (Outlook para trabalho, Photoshop para imagens, ou World of Warcraft para se divertir), o Wine vai rodá-lo em seu desktop Linux. Ele não funciona com todos os programas, mas a base de dados do Wine vai ajudar você a descobrir quais funcionam bem, assim você pode ficar mais próximo de deixar o Windows para trás.

Página de download


lifehacker pack linux (12)

Terminator

Os usuários do Linux passam muito mais tempo no terminal do que o usuário médio de Windows ou Mac, então você deve ter um bom emulador de terminal à mão. O terminal padrão que acompanha sua distro pode ser bom, mas o Terminator leva tudo para o próximo nível. Você pode organizar os terminais em uma grade, reordená-los, configurar vários atalhos de teclado, salvar seus layouts, e muito mais. Se você não quer ou não precisa de tudo que o Terminator tem a oferecer, vale conferir o Guake e o Yakuake, os ótimos terminais drop-down que você pode acessar com um atalho de teclado.

Página de download


lifehacker pack linux (13)

VirtualBox

Quando o Wine não for o bastante, e você precisar muito de um programa para Windows ou dois, o VirtualBox é a sua próxima escolha. Ele vai rodar uma instalação completa do Windows em uma máquina virtual, para que você possa realizar todas as suas tarefas sem nunca sair do Linux. Nem sempre é o ideal, mas se você está preso com o Windows no trabalho, por exemplo, você terá que fazer algumas concessões.

Página de download


Foto por Perfect Vectors (Shutterstock) e Litz (Shutterstock).