Vem aí a transmissão de futebol em 360º; como vai ser

Testes acontecem no estádio Civitas Metropolitano desde 21 de maio
Vem aí a transmissão de futebol em 360º; como vai ser
Imagem: Unsplash/Reprodução

Nos últimos anos, é cada vez mais comum ver projetos que propõem transformar a forma como os espectadores consomem conteúdo esportivo. Foi a partir daí que surgiram iniciativas como a dos eventos esportivos com estatísticas em tempo real na tela e até a presença de uma “torcida virtual” — algo que inovou a maneira de torcer na NBA, por exemplo, durante o início da pandemia.

Agora, a espanhola Telefónica — controladora da operadora Vivo no Brasil — está testando um novo modelo de transmissão de futebol que pode revolucionar a forma com que as pessoas consomem o esporte. A empresa de telecomunicações fez uma parceria com o Athletic Madrid, da Espanha, para realizar transmissões de partidas em 360º.

A parceria envolve uma terceira empresa, a mSurgery, pioneira na captação em 360º de cirurgias e transmissão em dispositivos de realidade virtual.

Futebol em realidade virtual

Para tornar este modelo de transmissão mais imersivo, as empresas estão usando tecnologia 5G e realidade virtual, com o objetivo de dar aos espectadores a possibilidade de assistir uma partida de futebol de qualquer ângulo. Confira abaixo a demonstração da tecnologia.

As empresas instalaram quatro câmeras 360º no estádio Civitas Metropolitano. Somadas às câmeras de TV e a SkyCam — responsável por fazer imagens aéreas –, elas transmitem dados em tempo real e com baixíssima latência. Toda essa infraestrutura é vista como crucial para que o ambicioso projeto dê certo.

O elemento chave para tornar isso possível é a conectividade 5G. A rede móvel mais rápida possibilita transmitir os dados em tempo real — em pouco menos de 500 milissegundos. Além disso, a conexão faz com que o delay nas transmissões televisivas seja mínimo. Ou seja, os espectadores de óculos VR (Realidade Virtual) gritarão gols juntamente com seus vizinhos que acompanham a partida através de meios tradicionais.

A ideia principal é que o telespectador possa personalizar sua transmissão e acompanhar a partida de qualquer ângulo que desejar. Além disso, a plataforma de broadcasting irá oferecer imagens pré-gravadas do show de luzes que antecede os jogos, a preparação dos jogadores no vestiário, entre outras coisas.

Os testes começaram no mês passado, na partida contra o Osasuna, e seguem ocorrendo nas rodadas finais de LaLiga.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas