Caiu a ligação do celular? Lembrou de alguma coisa para falar depois de desligar? Não se preocupe: se você ligar para o mesmo número num intervalo menor que dois minutos, sua operadora móvel será obrigada a considerar a segunda chamada como parte da primeira.

Foi isso que determinou o Conselho Diretor da Anatel. A alteração, que era estudada pela Anatel desde agosto, no Regulamento do Serviço Móvel Pessoal deve ser publicada em breve, e entrará em vigor 90 dias após a publicação.



A medida vale para todos os planos de celular: pré, pós, controle ou qualquer outro. No entanto, ela afeta de forma diferente os que cobram por chamada e os que cobram por minuto. No caso dos primeiros, se você ligar novamente em, no máximo, 120 segundos, não paga mais nada: a ligação é considerada uma continuação da anterior. Já no outro caso (por minuto), serão cobrados os minutos da nova ligação, mas tarifas de chamada não poderão ser aplicadas.

E não importa o motivo do fim da ligação anterior: a medida também vale se você desligar a chamada por opção própria.

A mudança é mais uma decisão tomada pela Anatel para tentar melhorar o serviço de telefonia móvel no Brasil. Em menos de um ano, ela já suspendeu temporariamente a venda de novos planos pela Claro, Oi e TIM até as operadoras apresentarem planos para melhorar o serviço prestado e acusou essa última de derrubar intencionalmente ligações. Todos nós esperamos por uma melhora na qualidade da telefonia móvel no país – tomara que as novas regras ajudem. [G1]

Foto por Danilo Urbina/Flickr