Os astronautas da missão Artemis 3 vão andar pela Lua com roupas mais que chiques: os trajes completos vão custar US$ 228,5 milhões. A NASA confirmou a contratação da empresa Axiom Space para desenvolver os conjuntos na quarta-feira (7).
O valor será usado para vestir os dois astronautas durante quatro caminhadas na superfície lunar. A Axiom Space é uma das duas empresas contratadas pela NASA para criar o traje espacial da Artemis, em junho. Ela divide a função com a Collins Aerospace.
Na prática, as roupas dos astronautas da NASA devem acomodar um leque maior de biotipos. Isso é importante porque a missão Artemis quer levar a 1ª mulher para a Lua.
A NASA cancelou a 1ª caminhada espacial de mulheres planejada para 2019 por não ter equipamentos adequados para as astronautas. Na época, não havia o tamanho certo de roupa para o corpo da astronauta Anne McClain. Assim, ela foi substituída por um homem.
Agora, a NASA solicitou o projeto, desenvolvimento e produção final das roupas e equipamentos usados nos Serviços de Atividade Extraveicular da Artemis 3 – que inclui mulheres e pessoas não-brancas. Os trajes devem ter flexibilidade e espaço para ferramentas de exploração.
“Nossos trajes espaciais modernizados permitirão atualizações rápidas para implementar tecnologias melhores e mais seguras ao longo do tempo”, disse o CEO da Axiom, Michael Suffredini.
“Isso abre caminho para uma presença lunar sustentável e serve como trampolim para futuras missões de astronautas a Marte”, pontuou a NASA. Ainda não há previsão da data de entrega das novas roupas espaciais.