O iPhone 16 deve ser lançado entre o terceiro e quarto trimestre deste ano. Mas alguns rumores sobre as novidades da nova linha de smartphones não param de pipocar.
Informações recentes indicam que o aparelho deve receber um novo modem 5G de com maiores velocidades de download e upload fabricado pela Qualcomm. No entanto, o componente deve estar presente apenas nos modelos Pro e Pro Max, os mais caros da linha.
O modem Snapdragon X75 já está disponível em alguns aparelhos Android topo de linha lançados em 2023 e equipados com o processador Snapdragon 8 Gen 2. Até o momento, os smartphones da gigante de Cupertino vinha equipados com o X70, que também é um flagship, mas não atinge o mesmo poder de processamento da variante mais recente.
Segundo informações do portal The Verge, o componente conta com transmissores sub-6 GHz e mmWave, que na prática consegue entregar circuitos 25% menores e com um consumo de energia 20% mais baixo.
Outro destaque do modem X75 é o suporte ao chamado “5G avançado”, considerado um passo adiante na configuração atual da tecnologia de conexão móvel, uma vez que é capaz de utilizar recursos avançados — como inteligência artificial e machine learning — para melhorar o desempenho da rede.
Alguns rumores indicam que a Apple está trabalhando em seus próprios modems 5G desde 2018, mas tem enfrentado grandes desafios durante o processo de desenvolvimento. Por este motivo, a empresa deve seguir utilizando componentes fabricados por terceiros pelo menos pelos próximos dois anos.
A gigante de Cupertino possui um acordo para o fornecimento de chips com a Qualcomm que se encerra no final de 2026.
Para se ter uma ideia da importância da parceria entre as duas companhias americanas, a Apple é a maior cliente da fornecedora. Os acordo firmados entre ambas representam aproximadamente 25% do faturamento total da Qualcomm no ano.