A smartpen Pulse, da Livescribe, mostrou que existia um mercado pedindo uma caneta com um computador embutido. Agora é a vez da Echo trazer novas habilidades como proteção de senha, maior espaço interno, e mais aplicativos.

A Echo permite usar a caneta para desenhar em seu computador (Mac ou PC) via USB, gravar áudio, e até sincronizar o áudio com seu bloco de notas. A seleção de mais de 60 apps da Livescribe vão desde o American Heritage Desk Dictionary até a um jogo de pôquer, e uma novidade chamada Launch Line permite abrir um aplicativo ao sublinhar uma palavra associada e tocar a linha. Você pode também criar cadernos customizados, como você faria em uma playlist do iTunes.

Se uma smartpen parece um treco estranho demais para sua cabeça, dê uma olhada na Echo em ação:

A Livescribe também anunciou algumas melhorias para esse ano, incluindo o software Connect, que envia notas e áudios da smartpen para seu e-mail, site e outros aplicativos, além do Paper Tablet, um software de colaboração, e o Pencast Player, que permite você acessar suas pencasts no iPad, iPhone ou iPod touch.

A Echo de 4 GB custará U$ 170 , enquanto a de 8 GB sairá por U$ 200 a unidade. A Pulse, de 2 GB, continuará existindo, agora custando U$ 130.