Livros de Sherlock Holmes entram em domínio público em 2023
As obras de Sherlock Holmes, personagem do autor Arthur Conan Doyle, entrarão em domínio público nos Estados Unidos em 2023. Isso significa que ninguém irá deter os direitos autorais sobre elas, que poderão ser editadas, reproduzidas ou reimaginadas sem o pagamento de royalties.
A lei de domínio público muda de acordo com o local da obra, mas costumam variar de 50 a 70 anos após a morte do autor, segundo o Public Domain Review. Nos Estados Unidos, entram em domínio público neste ano as publicações de 1927.
É o caso de “Histórias de Sherlock Holmes”, coletânea de contos policiais do detetive mais famoso do mundo. O livro é o último da série investigativa de Doyle e encerra anos de luta do espólio do autor contra o uso do personagem, que agora é de domínio público nos EUA. No Reino Unido, a imagem de Holmes é livre desde 2000, 70 anos depois da morte de seu criador.
A mais recente batalha do espólio foi contra a Netflix, pelo filme Enola Holmes (2020), que retrata uma versão mais calorosa e emocional de Sherlock. Na época, ambas as partes concordaram em arquivar a ação.
Em 2022, quem virou domínio público foi o Ursinho Pooh, que irá ganhar um filme de terror independente, “Winnie-the-Pooh: Blood and Honey”. O lançamento está previsto para este ano.
Outras obras que entrarão em domínio público nos EUA em 2023 são os livros “To the Lighthouse”, de Virginia Woolf, e “The Big Four”, de Agatha Christie. O longa alemão “Metrópolis”, de Fritz Lang, também se junta à lista.