Há diversas formas de fazer login sem preencher um cadastro inteiro: através de redes sociais (Facebook, Google+, Twitter) ou via sua conta no Google ou Yahoo. Agora há mais uma opção: os 200 milhões de clientes ativos da Amazon podem usar sua conta para fazer login em apps, jogos e sites.

A Amazon possui uma loja de apps que foi expandida para cerca de 200 países – o Brasil vai recebê-la “nos próximos meses” – e eles poderão implementar o novo login.

Mas não só: o Login with Amazon está disponível para Android, iOS e web. Este é mais um passo da empresa em criar um ecossistema de serviços e atrair mais desenvolvedores.

Para tanto, ela já oferece o GameCircle – semelhante ao Google Play Games, com placares, conquistas e “saves” na nuvem -, compras in-app e serviços de processamento e armazenamento na nuvem.

O novo login, baseado no conhecido OAuth 2.0, não serve para efetuar pagamentos: ele só compartilha informações básicas como nome e e-mail. Para isso a Amazon tem outro serviço, o Payments (concorrente do PayPal).

Resta ver se as pessoas vão se interessar pelo Login with Amazon – que pode ter alguma vantagem em não se vincular a redes sociais – ou se elas continuarão usando as diversas opções já disponíveis. [Amazon via The Next Web]