Lollapalooza: os 5 shows que salvaram o festival do caos no Brasil

O Lollapalooza 2023, que terminou neste domingo (26), bateu recorde de público total com mais de 300 mil pessoas, e amenizou um pouco o caos que foram os cancelamentos de artistas em cima da hora
Lollapalooza
Rosalía - Imagem: T4F/Divulgação

O Lollapalooza Brasil 2023 pode ser definido entre a festa e o caos. Desde que a décima edição do festival anunciou seu lineup para este ano, seis artistas diferentes cancelaram, incluindo Willow, Blink-182, Omar Apollo. Para piorar, o cantor canadense Drake desistiu horas antes do evento. Os motivos foram diversos, de conflito na agenda a problemas de saúde.

Para não decepcionar o público, a organização do Lolla convocou outros artistas para substituir os desistentes. A aposta deu relativamente certo! Ao todo, 302.600 pessoas passaram pelo festival nos dias 24 de março (103.350 pessoas), 25 de março (98.500 pessoas) e 26 de março (100.750 pessoas), batendo recorde histórico de público em sua décima edição. 

Pensando nisso, a reportagem Giz Brasil, que esteve presente no Lolla em Interlagos (São Paulo), escolheu os cinco melhores shows do festival. Confira:

5 – Rashid

Com um show inspirador, Rashid finalmente conseguiu se apresentar no Lollapalooza. Isso porque, desde 2019 o rapper paulistano segue na saga com o festival. Naquele ano, o cantor tinha cantado poucas músicas quando uma tempestade caiu no Autódromo de Interlagos e a performance foi interrompida. Uma nova apresentação foi marcada para 2020, mas cancelada por conta da pandemia. 

Somente em 2022, Rashid pode se apresentar no Lolla. Não demorou muito para a chuva interromper mais uma vez. Estava tudo pronto para o show do rapper no palco principal, mas uma tempestade atrapalhou o sonho. Na época, ele nem chegou a entrar no palco, e a programação do festival foi interrompida por uma hora. 

Agora em 2023, o cantor veio com força total repassando seus maiores hits. A apresentação revisitou a própria história. “Eu estou com fome de fazer esse show”, afirmou durante a performance, que abriu com raios e trovões e ainda contou com as participações especiais de Emicida, Projota e Luccas Carlos. Um arraso.

4 – Ludmilla

Antes de subir ao palco, Ludmilla estava apreensiva, com medo de não ter público por conta do horário ou nem todos se animarem com suas canções – já que aquele era o dia do rock, com Yungblud, The 1975 e Twenty One Pilots. No entanto, tudo mudou quando a carioca subiu ao palco. Ela trouxe o melhor do seu repertório, que vai do funk, pop e pagode — e já havia arrasado no Rock In Rio. Na apresentação, tocou o álbum “Vilã” (lançado dois dias antes), além de relembrar seus principais sucessos. 

Com uma presença de palco incrível, Ludmilla fez os fãs de rock levantar e cantar pagode, pop e rebolar ao som do funk. Com muito carisma, entregou um show incrível e mostrou que pode se apresentar em todos os lugares. Diferente de outros artistas, não trouxe nenhuma participação especial, e carregou o show de uma hora somente com seus dançarinos. 

O sucesso de Lud é tanto, que ainda fez uma aparição surpresa no show do Skrillex – DJ que substituiu Drake após o cancelamento

3 – Lil Nas X

Em sua primeira passagem pelo Brasil, Lil Nas X não brincou em serviço e veio com tudo! A apresentação do cantor norte-americano teve tudo um pouco. Coreografias bem feitas, figurinos incríveis, set-lists bem selecionados, e até uma participação especial da Pabllo Vittar. Com um show digno de diva pop, ele não escondeu quem é: um homem gay e negro. 

Sua performance veio cheia de representatividade, além de trazer toda a estrutura dos shows feitos no exterior para o Brasil. Em certos momentos, dava a sensação de estarmos vendo uma apresentação do Grammy, de tão espetacular e rica em detalhes. 

2 – Billie Eilish

Quem também veio grandona e fez sua estreia no Brasil foi Billie Eilish. A cantora transformou suas músicas melancólicas em hinos cantados pela multidão. Mesmo com diversas falhas no telão, ela não deixou se abalar. Não é atoa que ela foi responsável pelo maior recorde do festival, cerca de 103.350 pessoas em uma apresentação. 

No show, ela fez questão de destacar seu amor pelos fãs brasileiros, revelando que a sua primeira fã base foi criada por aqui. Em um momento emocionante, Billie abraçou a bandeira do Brasil ao cantar “Billie Bossa Nova”. Antes, ao anunciar a canção, disse: “Essa música é por causa de vocês”. 

1 – Rosalía

Impossível falar dos shows memoráveis do Lollapalooza 2023 sem citar a motomami Rosalía. A espanhola subiu no palco com moral, com um capacete de moto brilhando. As imagens do telão eram feitas diretamente por sua equipe de palco. Ou seja, dava para fazer cada movimento cronometrado de pertinho. Considerando que 90% das pessoas acompanham a performance por meio do telão, foi incrível ver cada movimento de perto. Desde as coreografias até ela soltando o cabelo e jogando água no rosto para suportar o forte calor do domingo paulistano. 

Com muita vontade e talento, Rosalía mostrou que não precisa de muito para fazer um show inesquecível. Em um pouco mais de uma hora de apresentação, ela trouxe o repertório do elogiado “Motomami” (2022), além de dançarinos incríveis que se transformaram até em uma moto humana no palco. E, para surpresa de geral, teve ainda uma participação de Gloria Groove, que estava na grade da parte vip. Inesquecível.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas