Lontra rouba pranchas e é procurada por autoridades na Califórnia

Otter 841 nasceu em cativeiro, e sua mãe foi capturada após mostrar o mesmo comportamento. Autoridades tentam levá-la para um aquário local
Lontra rouba pranchas e é procurada por autoridades na Califórnia
Imagem: Mark Woodward/Native Santa Cruz/Reprodução

Uma lontra marinha está dando trabalho para autoridades da vida selvagem na Califórnia, nos Estados Unidos. Ela está abordando surfistas, roubando e, muitas vezes, danificando suas pranchas.

Vídeos e fotografias que registram o comportamento inesperado apareceram nas redes sociais na última semana. Confira um deles abaixo.

O animal é uma fêmea de 5 anos, batizada de Otter (“lontra”, em inglês) 841. Depois de um fim de semana particularmente agitado, com ao menos três interações entre a Otter e os surfistas, o Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia anunciou que se juntaria ao Aquário da Baía de Monterey para capturar o mamífero e retirá-lo daquelas águas.

O órgão anunciou a medida “devido ao crescente risco de segurança pública”: especialistas alertam que as lontras, afinal, têm dentes afiados e mandíbulas fortes o suficiente para esmagar amêijoas — um tipo de molusco. O contato com humanos também é perigoso para as lontras, que, se machucarem alguém, podem acabar sacrificadas por autoridades ambientais da região.

O comportamento da Otter é bastante incomum. Especialistas afirmam que as lontras costumam manter distância de nós. Elas só se aproximam durante surtos hormonais que coincidem com a gravidez ou após serem alimentadas e abordadas constantemente por humanos.

Histórico da lontra

A mãe de Otter a criou em cativeiro até ela parar de se alimentar com leite materno. Então, funcionários do Aquário da Baía de Monterey cuidaram da lontra até soltá-la no mar. Mas, depois de um ano na natureza, ela começou a interagir com surfistas, canoístas e outras pessoas que estivessem se exercitando em águas próximas.

A mãe de Otter também foi criada em cativeiro e, depois de ser solta na natureza, ela se acostumou a pedir comida para humanos. Os cuidadores a capturaram e ela passou a viver no Centro de Pesquisa e Cuidados Veterinários da Vida Selvagem Marinha de Santa Cruz, onde notaram que ela estava grávida.

O destino de Otter

O Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia pediu aos surfistas da região que evitem a lontra a todo custo enquanto os esforços para capturá-la não dão resultado. Por enquanto, não há relatos confirmados de lesões.

Se as autoridades conseguirem pegar a Otter, elas a manterão temporariamente no Aquário da Baía de Monterey. Posteriormente, os cuidadores vão transferir o animal para morar em outro local.

As lontras marinhas (Enhydra lutris) são uma espécie em extinção reconhecida pelo governo federal dos EUA e protegidas por leis estaduais da Califórnia. As pessoas caçaram o animal na costa oeste do país até ele beirar a extinção e ganhar proteção legal em 1911. Hoje, estima-se que restam cerca de 3 mil delas.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas