Mac Mini ou MacBook: qual computador da Apple escolher?
O MacBook é um dos computadores mais desejados do mundo, devido às vantagens dos chips proprietários da Apple. Porém, há casos em que comprar um Mac Mini pode valer mais a pena, em especial pelo desktop ser mais barato, ter suporte a mais telas e portas, além de ajudar a manter boa postura no escritório.
Por isso, se estiver na dúvida entre comprar um Mac Mini ou um MacBook, confira o comparativo dos dois equipamentos nas linhas a seguir. Vale mencionar que, em vez de comparar fichas técnicas, consideramos as vantagens e desvantagens de cada um dos aparelhos no uso diário, como preço, conectividade e ergonomia.
Mac Mini x MacBook | Preço
Apesar do MacBook ser a opção preferida da maioria dos usuários, ele é mais caro que o Mac Mini. A versão mais básica do computador atualmente — o MacBook Air com chip M2 — tem preço sugerido de R$ 10.999 no site da Apple. Enquanto isso, o desktop de mesmo nível começa custando R$ 7.499.
Até mesmo no varejo tradicional, cujos preços são menores, a diferença de custo entre os aparelhos existe.
É importante dizer que o modelo de entrada do Mac Mini tem dois núcleos de GPU a mais que o MacBook Air básico. Isso se traduz em mais desempenho nas tarefas que exigem processamento gráfico.
Apesar do preço maior, o MacBook ainda é a melhor opção para quem precisa de portabilidade. O modelo Air, aliás, é o computador mais fino e leve do mundo, facilitando o transporte em quase qualquer bolsa.
Mac Mini x MacBook | Conectividade
Por ser voltado para uso doméstico, o Mac Mini oferece mais conexões que o MacBook. Enquanto o MacBook Air com chip M2 suporta somente um monitor externo, o desktop funciona com até três telas ao mesmo tempo.
O suporte a monitores externos depende não só das interfaces de conexão, mas também do desempenho do chip. Porém, mesmo o mais poderoso chip M3 do MacBook Air não se equipara ao mesmo componente no Mac Mini.
Além disso, o desktop da Apple oferece até quatro portas Thunderbolt, duas interfaces USB-A, uma porta HDMI, um conector para cabo de rede e até um plugue para fones de ouvido.
O MacBook Air, por outro lado, tem apenas duas portas Thunderbolt, conector MagSafe e a interface de áudio para fones de ouvido.
Mac Mini x MacBook | Ergonomia
Um ponto que pode passar despercebido ao comprar um computador é a ergonomia. Para quem passa horas trabalhando, é importante considerar a opção mais confortável para manter boa postura no escritório.
Nesse quesito, usar a tela embutida do MacBook, sem um suporte adequado, pode causar problemas de coluna ao longo do tempo. A melhor solução é conectar o computador a uma tela externa. Porém, se for fazer isso, vale mais a pena investir em um Mac Mini, que será mais barato.
No fim, os dois equipamentos vão oferecer experiências parecidas em desempenho. Se precisar de portabilidade, é melhor pegar um MacBook. Já para trabalhos domésticos, o Mac Mini pode ser a opção com melhor custo-benefício.