Antes de continuar, deixa eu me explicar: "um lançamento e dois meios" porque os outros dois modelos mostrados foram apenas atualizações do Q11 (que agora vem branquinho e, por isso, se chama Q11 White) e do A1200, agora A1200 Special Edition, que vem com a possibilidade de desenvolvimento e instalação de Widgets – leia-se personalização do aparelho. Conforme prevíamos. E me abstenho aqui de falar mais sobre eles, uma vez que seus recursos já são conhecidos do público em geral.

Agora vamos ao surf. Ou A3100, como eu já disse (tem gente que gosta de chamar o modelo do seu aparelho por números, há quem prefira o codinome).

 O modelo barra touchscreen vem com canetinha para quem não gosta de enfiar o dedo na tela. Vem com câmera de 3 MP com flash. Vem com GPS, com o navegador Motonav e com o conteúdo do Guia 4 Rodas instalado (com direito a atualizações gratuitas). Vem com um cartão de memória de 8GB. Vem con trackball porosa e que "treme"quando você acessa alguma coisa. Vem com versões completas (não trials) de joguinhos, incluindo Pac-man, Prince of Persia, Sims 2 e Spore.

Mas, enfim, o bacana dele é ser um Windows Mobile 6.1 disfarçado com um plugin de interface que transformou todos os recursos importantes para o usuário (mídia, discar, contatos preferidos, aplicativos, SMS, web) em atalhos superfáceis de achar e configurar. Para quem tem preguiça de ficar procurando as coisas no aparelho, ou mesmo de configurar atalhos, é uma mão na roda. E esse sistema de arrastar as coisas para onde se quer que elas estejam é uma mão na roda meio que novidade pra Motorola, uma coisa que ainda ficava a dever.

A lista de aplicativos inclui Weather Widget, com a temperatura em 6 cidades brasileiras (configurável) e painel RSS (com acordo com o UOL, que já leva alguns para a tela do celular). "Esse recurso costuma vir nos aparelhos, mas vem vazio. E como ou o usuário não conhece, ou tem de ficar copiando os endereços que quer acessar, esse recurso acaba virando uma função esquecida no aparelho", defendeu Alexandre Gianola, gerente de produtos para terminais e celulares da Motorola, durante a apresentação. Boa justificativa.

Outro destaque fica para o destaque (desculpem a repetição) dado às mídias sociais. Tem atalho para o Facebook, para o Twitter, para o Gmail, para o YouTube, para a busca no Google, o agregador de redes sociais Shozu, o gerenciador de conexões sem fio Boingo. Tudo com a proposta de deixar com que as pessoas compartilhem mais suas vidas – essa é a ideia, certo? – de qualquer lugar. "Pensamos no usuário que precisa usar o aparelho para o trabalho mas também quer usar em casa e no final de semana", explicou Gianola.

O aparelho sai primeiro pela Claro – mas deve chegar com poucos dias de atraso às demais operadoras e varejo geral (desbloqueado). O preço sugerido é de R$ 1.599.