Made in Brazil Propaganda com Photoshop pode vir com aviso no Brasil

Semelhante ao projeto de lei francês que exige aviso em propagandas sobre o uso de retoques fotográficos, o projeto de lei 6853/10 quer que anúncios no Brasil tragam a mensagem: "Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada". Dado que praticamente todo anúncio usa Photoshop hoje em dia, veremos este aviso trilhões de vezes se a lei for aprovada.

Semelhante ao projeto de lei francês que exige aviso em propagandas sobre o uso de retoques fotográficos, o projeto de lei 6853/10 quer que anúncios no Brasil tragam a mensagem: "Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada". Dado que praticamente todo anúncio usa Photoshop hoje em dia, veremos este aviso trilhões de vezes se a lei for aprovada.

A ideia do deputado Wladimir Costa, que propôs a lei, é acabar com a idealização do corpo humano. Sim, imagens tratadas com Photoshop podem criar um ideal de beleza que não existe na realidade (quem não se lembra do vídeo Dove: Evolution?), mas praticamente toda foto que sai nas propagandas é retocada — a lei, que tramita agora na Câmara, deve acabar sendo inócua. Mais uma pra ocupar nossos deputados, que aparentemente não têm muito o que fazer.

Deveriam criar era uma lei para proibir certas pessoas de usar Photoshop, como a mente brilhante que fez o desastre acima. [Info; imagem de magXone via PhotoshopDisasters]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas