Neste mês, assim como em janeiro do ano passado, a Panasonic anunciou uma nova leva de câmeras compactas Lumix. Algumas delas (se não todas) devem ser apresentadas para parceiros e imprensa latino-americanos logo mais em evento no Rio de Janeiro. E vale a pena conhecê-las, pois a Panasonic faz algumas – talvez a maioria – das melhores compactas do mercado.
Claro, há boas câmeras compactas de diversas marcas, mas a minha impressão (baseada na minha experiência e em leituras de sites de fotografia como o Digital Photography Review) é que a Panasonic é a campeã da categoria, com a Canon em segundo lugar. Fujifilm e Sony também costumam ser ótimas concorrentes – e as câmeras desta tendem a se tornar mais atraentes com a adoção do padrão Secure Digital (além do Memory Stick) para cartões de memória.
Eu deveria ter chegado ao Rio ontem, mas São Pedro, Gilberto Kassab, José Serra e outros (pode ser alguém do PT, para manter a “imparcialidade” e o “apartidarismo”) impediram-me. Não é que eu tenha chegado atrasado ao aeroporto – simplesmente não cheguei. Fiquei parado. Dividi minhas horas sob a chuva paulistana lendo Poe, xingando políticos, sonhando com o trem-bala e falando com os organizadores do evento da Panasonic.
Felizmente eles conseguiram mudar o meu voo para hoje de manhã. Assim que eu puder – e se julgar necessário –, publico as minhas impressões sobre as câmeras apresentadas no evento. Por ora, fiquem com esta listinha:
Lumix DMC-TZ10/ZS7, DMC-TZ8/ZS5
Quando alguém me pergunta qual modelo de câmera compacta comprar, sempre sugiro os modelos da linha TZ. Se a pessoa quiser algo mais avançado, recomendo a Panasonic Lumix DMC-LX3 (tenho uma) ou a Canon PowerShot S90; se quiser algo mais barato, costumo escolher outros modelos dessas duas marcas – mas aviso: “Vale a pena pagar mais pela TZ”.
Conhecida nos Estados Unidos como ZS, a série TZ costuma ter máquinas com bons recursos e ótima qualidade de imagem, mas sempre lamentei a falta de controles manuais. Já posso parar: a TZ10 (imagem no topo do post) e a TZ8 – sucessoras da TZ7 e da TZ6, respectivamente – oferecem controle de abertura e velocidade.
As duas também contam com um recurso chamado Intelligent Zoom, que promete estender o alcance do zoom óptico em 1,3x, oferecendo zoom digital com qualidade comparável à do óptico. Ou algo assim. Isso me lembra daqueles tocadores que prometem melhorar a qualidade de áudio dos arquivos MP3 para um nível comparável à do CD original – ou seja, enganação. De qualquer maneira, a função está presente em outros modelos Lumix e, se for melhor do que o zoom digital de outras câmeras, já é algo bom.
DMC-TZ10/ZS7:
- Sucessora da TZ7/ZS3
- 12,1 megapixels
- Lente 25 mm
- Zoom óptico de 12x
- Intelligent Zoom
- Primeira câmera digital da Panasonic com recurso de GPS
- Controles manuais
- Vídeo em HD em Motion JPEG ou AVCHD Lite
- Tela de LCD de três polegadas com 460 mil pontos
- Venus Engine HD II
- Porta miniHDMI
- Cores preto, prata, vermelho e azul
Diferenças da DMC-TZ8/ZS5 em relação à TZ10:
- Sucessora da TZ6/ZS1
- Sem GPS
- Vídeo em HD só em Motion JPEG
- Tela de LCD de 2,7 polegadas com 230 mil pontos
- Venus Engine VI com redução de ruído da Venus Engine HD II
- Sem porta miniHDMI
- Cores preto e prata
Lumix DMC-ZX3/ZR3
- Sucessora da ZX1/ZR1 (que foi lançada em julho! Que apressados!)
- Linha “irmã” da TZ, com alguns recursos a menos e um pouco mais compacta
- Lente 25 mm
- Zoom óptico de 8x
- Intelligent Zoom
- Vídeo em HD em Motion JPEG ou AVCHD Lite
- Tela de LCD de 2,7 polegadas com 230 mil pontos
- Venus Engine HD II
- Porta miniHDMI
- Cores preto, prata, vermelho e azul
Lumix DMC-FT2/TS2
- Sucessora da FT1/TS1
- Mais resistente
- 14,1 megapixels
- Lente 28 mm
- Zoom óptico de 4,6x
- Intelligent Zoom
- À prova d’água (10 m)
- À prova de quedas (2 m)
- À prova de frio (-10° C)
- À prova de poeira
- Lanterna de LED embutida
- Vídeo em HD em Motion JPEG ou AVCHD Lite
- Tela de LCD de 2,7 polegadas com 230 mil pontos
- Venus Engine HD II
- Porta miniHDMI
- Cores laranja, azul e amarelo
Lumix DMC-FX66
- Sucessora da FX60/FX65 (também lançada em julho)
- 14,1 megapixels
- Lente 25 mm
- Zoom óptico de 5x
- Intelligent Zoom
- Vídeo em HD em Motion JPEG
- Tela de LCD de 2,7 polegadas com 230 mil pontos
- Venus Engine VI
- Porta miniHDMI
Lumix DMC-FS33, DMC-FS30
- Nova linha FS, “irmã” da linha FX
- 14,1 megapixels
- Lente 28 mm
- Zoom óptico de 8x
- Vídeo em HD em Motion JPEG
- FS33: tela de LCD de três polegadas sensível ao toque
FS30: tela de LCD de 2,7 polegadas - Venus Engine IV
- FS33: Cores preto, prata e vermelho
FS30: Cores preto, prata, vermelho, azul e violeta
Lumix DMC-FS10, DMC-FS11
- Nova linha FS, “irmã” da linha FX
- FS11: 14,1 megapixels
FS10: 12,1 megapixels - Lente 28 mm
- Zoom óptico de 5x
- Vídeo em HD em Motion JPEG
- Tela de LCD de 2,7 polegadas
- Venus Engine IV
- FS11: Cores preto, prata, vermelho, azul e rosa
FS10: Cores preto, prata, azul, rosa e laranja
Lumix DMC-FP1, DMC-FP2, DMC-FP3
- FP3/FP2: 14,1 megapixels
FP1: 12,1 megapixels - Lente 35 mm
- Zoom óptico de 4x
- Vídeo em HD em Motion JPEG
- FP3: tela de LCD de três polegadas sensível ao toque
FP2/FP1: tela de LCD de 2,7 polegadas - Venus Engine IV
- FP3: 11 cores
FP2/FP1: 8 cores