Mais outra publicação taiwanesa está dizendo que um iPad de 7 polegadas está chegando. Este boato não é novo. Na verdade, esse era um dos tamanhos falados nos primeiros boatos do iPad. O rumor também apareceu no sempre desconfiável Digitimes e nos últimos posts da iLounge, mas será verdade?

A iLounge afirmou recentemente que uma "fonte altamente confiável" disse a eles que um um iPad de 7 polegadas, além de "novidades" sobre o iPhone 4 com o problema da antena consertado, poderiam surgir em janeiro de 2011. Eles também mencionaram um iPod Touch com uma tela menor que a do iPhone. No começo deste ano, os rumores originais da iLounge sobre o tablet da Apple diziam que a empresa estava preparando um tablet de 7 polegadas. No fim, eles acabaram voltando atrás, dizendo que a Apple acreditava que uma tela de 7 polegadas era muito pequena, e que Steve Jobs e cia. decidiram lançar um iPad de 10,7 polegadas.

A tela do iPad tem 9,7 polegadas.

Da mesma forma, o Digitimes tem batido na tecla do iPad de 7" há um bom tempo. Ao contrário do Economic Daily News – que aponta para uma tela IPS – o Digitimes diz que a tela será OLED. É altamente improvável que a Apple use OLED para qualquer coisa, dado o sucesso da Retina Display com tecnologia IPS, e dado que é impossível obter telas OLED nas quantidades enormes de que a Apple precisa. O Economic Daily News afirma que este "iPad 2" chegaria ao mercado no final do ano. Isso seria uma grande surpresa de Natal.

Por que um iPad menor?

Quem propõe estes rumores dizem que uma tela de 7" provavelmente tornará o iPad mais leve. Eles também dizem que ele seria mais barato de produzir, e que a Apple quer manter controle do mercado que eles criaram oferecendo mais opções.

Mas nós sabemos que a Apple tentou diferentes formatos para o iPad antes de decidir o tamanho de 9,7 polegadas. Não há nada de errado com ele. Se ele tem algum problema, é ser pequeno demais para ler coisas como revistas em quadrinhos. Mas ele é bom de se manusear, e resultou em mais de três milhões de unidades vendidas em pouco tempo (quando muitos, exceto alguns, previam seu fracasso catastrófico).

Não faz sentido mexer em time que etá ganhando com uma tela que será muito pequena para ler confortavelmente, já que é apenas duas vezes maior que um iPod Touch. E o mercado não parece ser grande o suficiente para absorver outra versão do iPad.

Neste momento, a única coisa que o iPad precisa é uma tela com resolução maior, no mesmo tamanho de 9,7 polegadas. Nós provavelmente veremos isto quando a versão 2 for lançada – provavelmente daqui a um ano.

Será que o rumor é verdadeiro?

Será que o rumor repostado pela PC World é verdade? Vai saber. Não parece muito razoável para mim, e jornais taiwaneses têm um histórico de publicarem notícias falsas de tecnologia sobre produtos da Apple para aumentar a reputação de fabricantes de componentes. Ao mesmo tempo, os fornecedores de verdade fazem grande sigilo porque o contrato deles com a Apple depende disto.

Assim como todo rumor sobre a Apple, especialmente agora no meio do ano, é melhor ficar bastante cético em relação a isto até que Steve Jobs o confirme no palco. [PC World e iLounge]