Ciência

Maio terá chuva de meteoros e mercúrio em evidência no céu

Veja aqui no Giz Brasil o calendário astronômico de maio, que terá elongação de Mercúrio, chuva de meteoros Eta Aquarídeos e também as mudanças de fase da lua
Imagem: NASA/ Unsplash/ Reprodução

O mês de maio traz consigo uma mescla entre eventos comuns no céu, como a mudança de fases da lua, e outros momentos que acontecem periodicamente, como a chuva de meteoros Eta Aquarídeos.

whatsapp invite banner

Abaixo, o Giz Brasil listou os principais fenômenos deste mês 5 do calendário. Fique de olho nas datas e se programe para acompanhar as belezas do universo em maio!

6 de maio – Chuva de meteoros Eta Aquarídeos

Resquícios das partículas de poeira deixadas pelo cometa Halley em sua trajetória, a chuva de meteoros Eta Aquarídeos chega ao seu ápice na noite de 6 de maio e adentra a madrugada do dia 7. 

Em seu pico, ela é capaz de produzir até 60 meteoros por hora – e a boa notícia é que a maior parte é vista do Hemisfério Sul do planeta, onde o Brasil está. 

Como acontece próxima a virada para a lua nova, quando o céu está mais escuro, sem luzes para ofuscar o brilho dos fenômenos, a chuva de meteoros Eta Aquarídeos será ainda mais visível. Para assistí-la, busque no céu a constelação de Aquário.

8 de maio – Lua nova

Nesse momento do mês, a lua estará localizada no mesmo lado da Terra que o Sol. Dessa forma, ela não fica visível no céu, que fica mais escuro sem a luz do satélite natural. 

Por isso, esse é o melhor momento do mês para observar objetos fracos. Por exemplo,  galáxias e aglomerados de estrelas – e, em maio, a chuva de meteoros Eta Aquarídeos.

9 de maio – Mercúrio em maior elongação oeste

O planeta Mercúrio atinge a maior elongação oeste do Sol, a 26,4. Isso significa que a distância angular entre o planeta e o Sol é máxima. 

De acordo com especialistas, este é o melhor momento para observar o planeta, já que ele estará no ponto mais alto acima do horizonte. Para assistir o fenômeno, busque Mercúrio no céu da manhã do dia 9, um pouco antes do nascer do sol. 

23 de maio – Lua cheia

Quando maio chegar quase ao fim, a lua estará localizada no lado oposto da Terra em relação ao Sol. Dessa forma, sua face estará totalmente iluminada, o que abre sua fase cheia.O Giz Brasil já deu algumas dicas para garantir bons cliques da Lua aqui, confira.

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas