A essa altura do campeonato, você já sabe que o Windows 10 será uma atualização gratuita para quem possui uma cópia original do Windows 7 ou Windows 8. Também sabe quais recursos você vai ganhar (e perder) se atualizar. Mas duas dúvidas sobre o Windows 10 andam pairando no ar por meses, e é hora de resolvê-las de uma vez por todas.

>>> Microsoft não dará Windows 10 gratuito para piratas
>>> Por que a Microsoft não usou o nome Windows 9

“A atualização para o Windows 10 é gratuita no primeiro ano. Isso significa que, depois de um ano, terei que pagar?”

NÃO.

Isso significa apenas que, se você atualizar até julho de 2016, poderá obter o Windows 10 gratuitamente. Depois dessa data, ele continuará sendo gratuito para você.

A intenção da Microsoft é ajudar os desenvolvedores a “encontrar o próximo bilhão de usuários com o Windows 10… para criar uma grande base de usuários para nossos desenvolvedores”.

A Microsoft tenta esclarecer a confusão desde janeiro. Terry Myerson, chefe de sistemas operacionais da Microsoft, disse no blog oficial do Windows:

Isto é mais do que uma atualização única: uma vez que um dispositivo com Windows estiver atualizado para o Windows 10, vamos continuar a mantê-lo atualizado por toda a vida do dispositivo – sem nenhum custo.

Na página de perguntas e respostas do Windows 10, temos o seguinte:

A atualização é realmente gratuita?

Sim. O Windows 10 é uma atualização gratuita para dispositivos qualificados com Windows 7 SP1, Windows 8.1 Update e Windows Phone 8.1. Essa atualização gratuita será oferecida por um ano depois que o Windows 10 estiver disponível. Após fazer a atualização, o Windows 10 é seu.

Esta página da Microsoft diz:

Sim, grátis! Esta oferta de atualização é para uma versão completa do Windows 10, não um trial. Um download de 3 GB é necessário; taxas de dados padrão se aplicam. Para aproveitar esta oferta gratuita, você deve atualizar para o Windows 10 no prazo de um ano de disponibilidade. Uma vez que você atualizar, você terá o Windows 10 de graça nesse dispositivo.

Gabe Aul, da Microsoft, reforça que “não haverá cobranças anuais pelo Windows 10”.

“Se eu atualizar para o Windows 10 e tiver que reinstalar tudo, eu serei obrigado a voltar ao Windows 7/8 e atualizar de novo?”

NÃO.

Gabe Aul esclarece no Twitter: “depois que você atualizar para o Windows 10 com a oferta gratuita, você poderá fazer uma reinstalação limpa no mesmo dispositivo a qualquer momento”.

Ele reforça: “depois que você atualizar um computador para o Windows 10, a licença permitirá reinstalá-lo sem custo” – seja através de um arquivo ISO, ou através do recurso “Remover tudo e reinstalar o Windows” embutido no sistema.

Você também não precisará da chave de produto do Windows 7 ou 8: “você não precisará da chave [antiga] de produto novamente”, pois “o mesmo dispositivo será reativado depois que for atualizado com sucesso para o Windows 10″.

Tudo isso também significa que você não poderá ter uma licença gratuita do Windows 10 em um PC e usá-la em outro. A Microsoft indica isso na parte de perguntas e respostas:

Preciso reservar para cada um de meus dispositivos qualificados?

Sim, a reserva é associada ao dispositivo, não ao usuário. Portanto, se quiser reservar a atualização gratuita para cada dispositivo, você precisará concluir o processo para cada um deles.

Haverá duas formas de atualizar. Uma delas é através do Windows Update, caso você esteja rodando uma cópia legítima do Windows 7 Service Pack 1 ou Windows 8.1 Update. Siga estes passos para saber sua versão:

– no Windows 7: abra o menu Iniciar, clique com o botão direito em “Computador”, depois clique em “Propriedades”. Se você encontrar o termo “Service Pack 1″, tudo bem. Senão, siga estas instruções da Microsoft para instalar o SP1.

– no Windows 8/8.1: abra a tela Iniciar. No canto superior direito, existem botões Pesquisar e Liga/Desliga? Se sim, ótimo. Senão, siga estas instruções para atualizar.

A outra forma é queimando um DVD (ou usando um pendrive) para gravar um arquivo ISO. Neste caso, você pode atualizar a partir de qualquer versão elegível do Windows 7 ou 8(.1).

Atualizacao para Windows 10

(Na tabela, “Windows 8.1 S14” significa “Spring 2014”, e indica a atualização para o sistema que veio no ano passado e colocou botões Pesquisar e Liga/Desliga na tela Iniciar.)

A Microsoft reitera isso em seu site:

*É necessário estar executando a última versão do Windows 7 (Service Pack 1) para atualizar para o Windows 10 via Windows Update. Caso contrário, a atualização deverá ser realizada por meio de mídia de instalação.

**É necessário estar executando a última versão do Windows 8 (Windows 8.1 Update) para atualizar para o Windows 10 via Windows Update. Caso contrário, a atualização deverá ser realizada por meio de mídia de instalação.

Essa mídia de instalação (arquivo ISO) também poderá ser usada para uma instalação limpa.

Esta é a tabela de atualização para o Windows 7 e 8.1; a Microsoft avisa que “a lista de recursos para o Windows 10 Home e o Windows 10 Pro estará disponível no site windows.com antes da atualização”.

Windows 10 - versoes de atualizacao

Para mais detalhes sobre o Windows 10, confira nosso guia com as novidades. Para testar a versão Preview, siga estas instruções.

[Ars Technica e Olhar Digital]

Primeira imagem via Microsoft/YouTube