Mais 7 capitais brasileiras recebem o 5G nesta semana; veja quais
O sinal de 5G passou a funcionar em mais sete capitais na última segunda-feira (19), segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Agora, 22 cidades brasileiras são atendidas pela faixa de 3,5 GHz.
A nova tecnologia está disponível em Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI).
A autorização veio do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação do 5G no Brasil), na última quarta (14). Assim, as operadoras que compraram a faixa de 3,5 GHz na licitação do 5G puderam ativar as estações.
As prestadoras Claro, Tim e Vivo têm a obrigação de ativar no mínimo oito estações de 5G nas cidades de Aracaju e Cuiabá até 28 de novembro. O mesmo prazo vale para as demais capitais, mas varia o número das estações obrigatórias.
Em Boa Vista, por exemplo, são cinco. Em Campo Grande e Teresina, 11. Já em Maceió e São Luís as operadoras devem instalar 13 e 14 estações para atender ao contrato, respectivamente.
Além das capitais incluídas nesta semana, o Brasil tem operação do 5G nas seguintes cidades. São elas: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).
Qual é o andamento
No início da implantação, a Anatel definiu a data de 18 de agosto para a entrada do 5G em todas as capitais brasileiras. A próxima data, agora, é 28 de outubro.
O motivo acompanha a sugestão de Gaispi, que pediu mais prazo para concluir ações de desocupação da faixa e mitigação de possíveis interferências nas estações do FSS (Serviço Fixo por Satélite).
Ainda assim, é possível que o prazo de 28 de outubro seja antecipado em algumas cidades, à medida que acontece a solução desses problemas. Agora, o 5G ainda precisa entrar nas capitais Manaus (AM), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Belém (PA) e Macapá (AP).
Outros municípios devem começar a receber o serviço a partir de janeiro de 2023.
Como acessar o 5G
Além de estar nas capitais, os usuários que quiserem acessar o acesso à internet móvel de quinta geração também precisam ter um smartphone habilitado para receber a tecnologia.
Em geral, a conexão já é possível nos modelos mais novos. Ao todo, são 71 smartphones à venda no Brasil aptos a receber a conectividade 5G. São 9 modelos da Apple, 14 da Motorola, 28 da Samsung, 9 da Xiaomi, 4 da ASUS e 3 da Realme. Marcas como Nokia, Lenovo, Positivo e TCL possuem um modelo cada.
Para conferir se o seu celular tem suporte para 5G, acesse este link.
O 5G deve possibilitar mais velocidade para baixar e enviar arquivos, tornar conexões mais estáveis e reduzir o tempo de resposta entre diferentes dispositivos. Confira algumas curiosidades dessa tecnologia aqui.