Hoje a MakerBot apresentou o que é basicamente uma copiadora para objetos físicos: o Digitizer Desktop 3D Scanner. Ele vai facilitar a impressão 3D doméstica, mas não significa que vai ser barato.

Nós vimos ele sendo introduzido em março durante a SXSW, mas esta é a primeira vez que o Digitizer foi devidamente mostrado. Para lembrar, ele escaneia um objeto com uma câmera e um par de lasers, e instantaneamente renderiza seu design 3D que pode ser usado para criar o objeto sem necessidade de conhecimento técnico algum. A máquina vai custar US$ 1.400 e já está em pré-venda – a entrega deve acontecer a partir do meio de outubro.

Mas é claro que você precisará de uma Replicator também. Mas isso facilita a vida do homem médio para a impressão em 3D. Precisa de uma peça de reposição? Não é preciso enviar nada para nenhum lugar, você pode simplesmente escaneá-la e imprimir na sua máquina. Não é necessário nenhum conhecimento em design nem nada.

Esta máquina certamente pode ajudar a democratizar a impressão 3D. Agora qualquer um pode reproduzir qualquer coisa que se encaixe nas limitações de tamanho da Digitizer (menos de 20 cm de diâmetro, 20cm de altura e até 3kg). Agora falta inventarem uma impressora 3D que consiga criar US$ 1.400. [MakerBot]