Este malware transforma fones de ouvido em microfones

Pesquisadores de uma Universidade em Israel criaram um malware que transforma fones de ouvido em um microfone, desde que estejam plugados no computador.

Pesquisadores da Universidade Ben-Gurion do Negev, em Israel, criaram um malware que transforma fones de ouvido em um microfone. Para isso, basta que estejam plugados no computador.

whatsapp invite banner

Se você já plugou seu headphone em uma placa de som, deve saber que eles basicamente se transformam em pequenos microfones de qualquer forma, com vibrações sendo convertidas em sinais eletromagnéticos. Esse malware é um pouco diferente. Batizado de “Speake(a)r”, ele faz a mesma coisa, mas por meio de software. A Wired explica:

O malware dos pesquisadores utiliza um recurso pouco conhecido do codec de áudio dos chips da RealTek para “reconfigurar” silenciosamente o canal de saída do computador como um canal de entrada, permitindo que o software malicioso grave áudio mesmo quando os fones de ouvido estão conectados numa entrada exclusiva de saída e não tenha um canal de microfone no plug. Os pesquisadores dizem que os chips da RealTek são tão comuns que o ataque funciona em praticamente qualquer desktop, seja ele Windows ou Macs, e na maioria dos laptops também.

Você pode ver o método em ação no vídeo abaixo:

A Wired diz que durante os testes, os pesquisadores da Ben-Gurion conseguiram gravar sons a 6 metros de distância utilizando headphones da Sennheiser. Aparentemente, até quando a gravação era comprimida para ser enviada pela internet, ela continuava distinguível.

Além disso, o fato do chip funcionar do jeito que os pesquisadores queriam – ele alterna a linha de entrada e saída numa única porta – torna a proteção difícil.

A ideia é bem interessante, mas não é a única maneira que você pode ser espionado com facilidade. Se você tem qualquer dispositivo de internet das coisas em sua casa, como câmeras, luzes, hubs de automação, entre outros dispositivos, saiba que todos podem ser hackeados. E não se esqueça que carregamos pequenos computadores espiões em nossos bolsos diariamente, e algo tão simples como o status da bateria pode revelar a sua localização.

E pensar que achamos que Mark Zuckerberg era um paranoico por cobrir as portas do computador e a webcam.

[Wired]

Imagem: AP.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas