Mapa de calor da fotografia criado por 35 milhões de fotos com geotagging mostra os lugares quentes

Cientistas da Universidade de Cornell usaram um supercomputador para analisar as geotags em 35 milhões de fotos do Flickr, criando mapas de calor de fotografias ao redor do mundo. A conclusão? As pessoas gostam MESMO de tirar fotos de pontos turísticos. 

Cientistas da Universidade de Cornell usaram um supercomputador para analisar as geotags em 35 milhões de fotos do Flickr, criando mapas de calor de fotografias ao redor do mundo. A conclusão? As pessoas gostam MESMO de tirar fotos de pontos turísticos.

O mapas nacionais e regionais, como esse aí em cima, que mostra os pontos mais fotografados em cada uma das 20 cidades mais fotografadas da Europa, são meio previsíveis, com a densidade de fotos mais alta em lugares onde a concentração populacional também é muito alta – especialmente em cidades com cenário bonito. Belezas naturais, como o Grand Canyon, criam uma marca forte no mapa, e os resultados em geral dão suporte à minha teoria que as férias da maioria das pessoas consiste em ir a um lugar famoso, tirar uma foto para provar que sim, eles realmente foram, e voltar direto pra casa.

Os resultados são muito mais interessantes em nível local. Aí em cima estão Nova York e San Francisco, que estão entre as cidades mais fotografadas do mundo. Destinos turísticos populares são proeminentemente mostrados nestes mapas, mas a densidade de fotos entre esses lugares cria uma espécie de circuito fotográfico.

Dizem que os pesquisadores estão matutando com a idéia de construir uma espécie de guia de viagens online usando a sabedoria das multidões-que-tiram-fotos. Falando de "sabedoria": a cube store da Apple em Manhattan é o quinto lugar mais fotografado em Nova York – logo à frente da Estátua da Liberdade. Veja a pesquisa inteira aqui. [Physorg]

[PB: Nenhuma cidade brasileira chegou perto de se destacar na pesquisa. O ranking das 25 cidades mais fotografadas de acordo com os dados do Flickr são, pela ordem: Nova York, Londres, San Francisco, Paris, Los Angeles, Chicago, Washington, D.C., Seattle, Roma, Amsterdã, Boston, Barcelona, San Diego, Berlim, Las Vegas, Florença, Toronto, Milão, Vancouver, Madri, Veneza, Filadélfia, Austin, Dublin e Portland.

Se o ranking fosse baseado em "fotos em frente ao espelho usando o fotolog", São Paulo e Rio seriam as cidades mais famosas do mundo, fácil.]

 

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas