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Mapa denuncia os portos onde estão arruinando a pesca no mundo

Estudo publicado na revista "Nature" aponta áreas do globo com maior risco de enfrentar a pesca ilegal e o trabalho análogo à escravidão nas embarcações

Pesca ilegal

Imagem: Jeremy Bezanger/Unsplash/Reprodução

Todos os anos, milhões de toneladas de peixes são capturados por meio da pesca ilegal ao redor do mundo. Isso representa não apenas um risco para o ecossistema, que acaba violado sem que haja supervisão, mas também para os próprios pescadores, que muitas vezes trabalham de forma forçada nestas embarcações. 

Mapear todas as embarcações ilegais não é tarefa fácil. Visando ajudar na fiscalização, pesquisadores da Universidade de Stanford, nos EUA, desenvolveram dois mapas que indicam  as regiões e portos com maior atividade de pesca ilegal e abuso de mão de obra ao redor do mundo, mostrando os locais que devem ser analisados com mais atenção. 

Para isso, os cientistas distribuíram uma pesquisa anônima a funcionários de empresas de frutos do mar, instituições de pesquisa, organizações de direitos humanos e governos. A partir das respostas, puderam classificar o grau de certeza sobre o envolvimento de determinados portos com a pesca ilegal e o trabalho análogo ao escravo. O estudo completo foi publicado na revista Nature Communications.

O mapa (a) representa o abuso de mão de obra, enquanto o mapa (b) indica portos com pesca ilegal. A pontuação vai do azul (risco baixo) ao vermelho (risco alto). Imagem: Nature Communications/Reprodução

A pesca ilegal é aquele praticada sem regulamentação, enquanto o abuso de mão de obra envolve a submissão de trabalhadores a trabalhos forçados, servidão por dívida e más condições de trabalho.

Foram avaliados 792 portos em todo o globo, sendo que quase metade deles estava associada aos problemas. As regiões costeiras da África Ocidental, Peru, Açores, Argentina e Ilhas Malvinas foram apontadas como as mais afetadas.

O Brasil também aparece no estudo, mas os portos comprometidos não foram identificados. De toda forma, entre dezembro do ano passado e março deste ano, mais de 700 embarcações foram apreendidas no país. 

De acordo com o levantamento da Diretoria de Portos e Costas da Marinha, as infrações mais comuns encontradas no Brasil durante as fiscalizações foram falta de habilitação dos condutores, documentação da embarcação incompleta ou vencida, falta de material de salvamento, desrespeito ao limite de lotação da embarcação, consumo de bebida alcoólica durante a condução e más condições de navegabilidade das embarcações.

“Esperamos que essas descobertas possam ajudar a informar a fiscalização estrategicamente, concentrar os investimentos em ajuda ao desenvolvimento e aumentar a rastreabilidade, diminuindo a chance de que frutos do mar associados ao abuso de trabalho ou à pesca ilegal cheguem ao mercado”, disse Elizabeth Selig, autora do estudo, em comunicado.

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