A temporada de furacões no Atlântico se aproxima, e muitos se perguntam se a série de tempestades com nomes mundanos deste ano será comparável à assustadora temporada passada. Este mapa vai ainda mais longe e mostra as últimas 170 temporadas de furacões. Tudo de uma vez.

O Laboratório de Visualização da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) postou este belo mapa na sexta-feira, com informações de 11.967 ciclones tropicais que ocorreram na Terra desde que a NOAA começou a registrá-los em 1842. Naquela época, a coleta dos dados era menos confiável, vindo de navios e faróis ao redor do mundo, e não de satélites. Então o mapa pode não ter informações de centenas de furacões que não foram detectados. “Satélites geoestacionários, como o GOES da NOAA, revolucionaram a capacidade de meteorologistas de registrarem ciclones”, explicam os criadores do mapa. “Nenhuma tempestade foi perdida desde que esses olhos começaram a fazer varreduras consistentes do globo em poucos minutos.”

Sobrepostos em um fundo escuro, você pode ver claramente padrões emergirem a partir de linhas brancas. A faixa branca na costa atlântica, por exemplo, mostra a frequência que as tempestades atingem Outer Banks e New England.

ku-xlarge

Mas para uma comparação assustadora, veja o outro lado do mundo – onde a temporada de ciclones nunca termina:

ku-xlarge (1)

É uma bela visualização, mas de qualquer jeito, vamos cruzar os dedos e torcer para esta temporada não adicionar muitas linhas novas a esses mapas.  [The Atlantic Cities]