Mapa interativo mostra onde viviam os povos originários do Brasil
Uma ONG canadense criou um mapa interativo que apresenta os diferentes povos indígenas que viveram em várias regiões do mundo, incluindo o Brasil. Você pode acessar o site clicando aqui.
Batizado “Native Land”, ele reúne de forma colaborativa dados de diversas fontes, incluindo histórias orais, documentos históricos, bem como mapas feitos por autoridades. Além da identificação dos antigos territórios — anteriores à colonização –, o mapa também apresenta as línguas faladas em cada região.
O objetivo do projeto é aumentar o conhecimento das pessoas sobre os locais onde elas vivem. Os povos são identificados em diferentes cores, permitindo clicar em cada um deles para ter acesso a mais informações sobre eles, bem como acesso às fontes de dados. Também é possível pesquisar por países, estados ou cidades, para identificar quais povos viviam em localidades específicas.
No caso do Brasil, o mapa mostra a distribuição das dezenas de povos originários que habitavam o país antes da chegada dos colonizadores portugueses — há cerca de 500 anos. Entre os maiores grupos está o Tekohá (Gharani), com um território que abarcou quase toda a área atual dos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de se entender para grandes áreas da Bolívia e Paraguai.
Outros exemplos são o povo Cayapó do Sul, que ocupou a região central do Brasil; o Puri, na área litorânea da região Sudeste; ou o Potiguara, ao norte do Nordeste. O mapa mostra ainda os vários povos que residiam na região amazônica.
O mapa com a distribuição dos povos indígenas do Brasil e do mundo pode ser visto abaixo. Para ver a versão interativa, clique aqui – ou baixe o aplicativo para Android ou iOS.