Ciência

Mapa interativo mostra os terremotos ao redor da Terra em tempo real

Além do recente sismo no Japão, o mapa mostra uma sequência de tremores que aconteceram ao redor do planeta em tempo real
Imagem: IFMA/Reprodução

O Japão abriu o ano de 2024 com um terremoto de magnitude 7,6 atingindo sua costa oeste. Apesar da gravidade do último evento, tremores como este são mais comum do que imaginamos.

Para ilustrar os terremotos que acontecem ao redor do mundo, pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos EUA, elaboraram este mapa interativo que mostra terremotos ao redor da Terra em tempo real.

O gráfico permite ver a localização, data, hora e magnitude dos terremotos que ocorreram até uma hora (círculos em vermelho), dia (roxo) ou uma semana antes (amarelo). Assim, os usuários podem selecionar pontos específicos, alterar a gama de dados e observar padrões de atividade sísmica em escala global, nacional, regional e até mesmo local.

Além do sismo no Japão, o mapa mostra uma sequência de tremores que aconteceram na pequena ilha de Vanuatu, na Oceania, na última semana. O mapa mostra ainda também terremotos em países vizinhos do Brasil, como Equador e Argentina.

Para acessar a plataforma basta clicar na imagem

Os pesquisadores explicam que o site é uma ferramenta tanto para o ambiente acadêmico quanto para o público geral. Além disso, o mapa também é útil para educar os residentes sobre os riscos de terremotos próximos a eles e o que fazer em caso de terremoto para permanecerem seguros.

O que causa um terremoto?

A ocorrência dos terremotos está diretamente relacionada ao movimento das placas tectônicas e, mais especificamente, em suas falhas geológicas.

Em alguns casos, essa falha nem é visível na superfície, ocorrendo muitos e muitos quilômetros abaixo. Porém, a sua intensidade é tão grande que as vibrações produzidas podem ser sentidas na superfície.

O Brasil, em razão da sua localização geográfica — que fica em uma grande placa tectônica única –, não registra terremotos de grande magnitude. O país também não está situado em uma região de contato de placas tectônicas, portanto, não possui atividade sísmica significativa.

Por isso, os tremores de terra registrados no Brasil possuem no geral magnitude muito baixa, e muitas vezes passam imperceptíveis pela população. Em junho de 2023, por exemplo, um terremoto atingiu o litoral de São Paulo, mas não foram registradas vítimas e os danos foram apenas superficiais.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas