Quais foram os 5 maiores terremotos da história?

Relembre outros casos de grandes abalos sísmicos e suas consequências para os países afetados
Quais foram os 5 maiores terremotos do mundo?
Imagem: Pierre St. Amand/Wikimedia Commons/Reprodução

O Brasil não é conhecido por ter terremotos – mas isso não significa que eles não aconteçam por aqui, ainda que em menor intensidade. Nesta sexta-feira (16), um tremor de escala 4.0 atingiu o litoral de São Paulo e, felizmente, não fez estrago.

Condições geográficas e geológicas ajudam a explicar por que certas áreas do planeta estão mais sujeitas a terremotos. Ter o território em áreas onde há encontros de placas tectônicas, por exemplo, como é o caso de Chile e Japão ou países do Oriente Médio e leste da Ásia, pode facilitar a ocorrência de desastres.

Em fevereiro, mais de regiões da Turquia e Síria foram afetadas por um terremoto de magnitude 7.8. Mais de 5 mil pessoas morreram no desastre, enquanto outras 17 mil ficaram feridas. O fenômeno está sendo considerado um dos mais fortes a atingir a Turquia nestes últimos 80 anos. Por outro lado, ele está longe de ser o mais devastador da história.

Veja aqui quais foram os maiores terremotos já registrados ao redor do mundo. 

Terremoto do Chile, em 1960

O Terremoto do Chile, também conhecido como Terremoto de Valdívia, atingiu o país no dia 22 de maio de 1960 pouco após o anoitecer. O epicentro do fenômeno ocorreu a 740 km ao sul de Santiago, capital, gerando um abalo de magnitude 9.5.

Mais de 1.600 pessoas morreram no episódio, com outras 3 mil ficando feridas e 2 milhões desabrigadas. Como se não bastasse, o vulcão Puyehue entrou em erupção apenas dois dias após o desastre, enviando cinzas e vapor para a atmosfera do país durante várias semanas. 

Terremoto do Alasca, em 1964 

Esse terremoto de magnitude 9.2 atingiu o sul do Alasca no dia 28 de março de 1964. O tremor, que durou cerca de quatro minutos, foi sentido também em algumas partes do Canadá. Ocorreram, no total, 139 mortes, com a cidade de Anchorage sofrendo os principais danos.  

Terremoto da Sumatra, em 2004

O Terremoto da Sumatra, na Indonésia, foi um infeliz presente de natal. O tremor de magnitude 9.1 ocorreu no dia 26 de dezembro de 2004, pouco antes da 1h da manhã. O desastre, que afetou 14 países, deixou mais de 227 mil mortos. 

Além de tsunamis gerados pelo terremoto, o abalo parece ter gerado ainda a erupção de um vulcão de lama perto de Baratang, nas Ilhas Andamão.

Terremoto de Tohoku, em 2011

Esse terremoto de escala 9 atingiu a costa leste da Ilha de Honshu, no Japão, no dia 11 de março de 2011. Foi o pior abalo sísmico já registrado no país, gerando tremores secundários e ondas de até 40 metros de altura. Estima-se que mais de 15 pessoas tenham morrido no desastre, com 6 mil feridos e 2 mil desaparecidos.

Terremoto de Kamchatka, em 1952

O Terremoto de Kamchatka, na Rússia, ocorreu em 4 de novembro de 1952. Seu epicentro foi no Oceano Pacífico, gerando um abalo de magnitude 9 e tsunamis enormes que atingiram a região costeira. Mais de 2 mil pessoas morreram em decorrência do desastre. 

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas