Ciência

Mapa mostra 50 maiores centros de ciência e tecnologia do mundo

Utilizando dados do Índice Global de Inovação, ranking aponta protagonismo de países asiáticos, junto a grandes potências como EUA e Alemanha
Imagem: Julia Koblitz/ Unsplash/ Reprodução

Estados Unidos, China, Japão e Coréia do Sul se destacam entre os grandes centros de ciência e tecnologia mundiais no quesito investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D). E isso se reflete na qualidade e relevância dos projetos de ciência e tecnologia produzida nesses países. 

whatsapp invite banner

Agora, essas informações estão compiladas no mapa criado pelo portal Visual Capitalist, que utilizou dados do Índice Global de Inovação 2023 para listar o ranking com os maiores clusters de C&T do último ano. Spoiler: o Brasil e nenhum país da América do Sul está entre os 50 primeiros.

Em geral, a classificação considera dois aspectos principais: o número de pedidos de patentes internacionais e de publicações científicas de cada centro. Veja o ranking abaixo.

Liderança dos 50 maiores centros de ciência e tecnologia do mundo

Mapa mostra 50 maiores centros de ciência e tecnologia do mundo

(Imagem: Visual Capitalist/ Reprodução)

O maior centro de ciência e tecnologia do mundo fica no Japão, e é o cluster Tóquio-Yokohama. No total, a região representou pouco mais de 10% de todos os pedidos de patentes entre os anos de 2018 e 2022.

Outros 13 centros classificados entre os 50 maiores estão na China. Além disso, o mapa evidencia que os cinco hubs de ciência e tecnologia mais significativos do mundo estão no Leste Asiático.

O maior destaque dos Estados Unidos é o centro da Baía de São Francisco, que é famoso por ser lar de grandes empresas de tecnologia — como Adobe, eBay, Google e PayPal.

Os 100 maiores centros de ciência e tecnologia do mundo

Quando o olhar é expandido para o ranking dos 100 maiores centros de ciência e tecnologia do mundo, a China segue como o país com mais clusters classificados — um total de 24. Mas é a primeira vez que isso acontece.

Em seguida, vem os Estados Unidos, com 21 centros. Depois, a Alemanha, que possui nove hubs de ciência e tecnologia entre os 100 maiores.

De acordo com o Visual Capitalist, há apenas nove centros no ranking que pertencem a economias de renda média fora da China. Entre eles está São Paulo, junto com Bengaluru, Delhi, Chennai e Mumbai, na Índia; Teerã, na República Islâmica do Irã; Istambul e Ancara, na Turquia e Moscou, na Rússia.

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas