Esta simples máquina de ritmos que roda no seu navegador – recomenda-se Chrome ou Firefox – é muito divertida.

O HTML5 Drum Machine empresta sua estética de beatboxes clássicas, como o Roland TR-808. Ele tem cinco diferentes bancos de som: hip hop, electro, house, techno e acústico. Cada banco tem 13 sons diferentes, cujo volume e tom você pode ajustar.



Escolha um dos bancos, toque em “play” e configure seus instrumentos no sequenciador de 16 passos na parte inferior. Depois de compor a sua batida, você pode exportá-la em formato .wav.

Mesmo que você não tenha nenhuma experiência com máquinas de ritmos, esta versão simplificada é intuitiva o bastante para que você se impressione dentro de poucos minutos.

Você provavelmente descobriria isso por conta própria, mas se você for novato, aqui vai uma dica: para cada um dos 16 “passos” na sequência, você pode tocar cada um dos 13 sons em um banco. Então, quando você clica em um som – o Kick, por exemplo – você pode colocar esse som em qualquer um dos 16 slots – ou em todos eles. Quando você clica no próximo instrumento, você volta a ter a opção de colocá-lo nos 16 slots.

Máquinas de ritmo e instrumentos de software podem ser muito intimidantes para quem está começando – por isso o HTML5 Drum Machine é tão bacana. Teste-o aqui: [HTML5 Drum Machine via Synthtopia]