_Ciência

Marte está girando mais rápido, mas motivo ainda é mistério para cientistas

Segundo os cientistas, a rotação de Marte está acelerando em cerca de 4 milissegundos por ano - mas ninguém sabe o motivo

Rover da NASA grava redemoinho varrendo superfície de Marte; veja vídeo

Imagem: ESA/Divulgação

Dados que a NASA divulgou na última segunda-feira (7) indicam que Marte está girando cada vez mais rápido. O motivo por trás disso, porém, ainda é um mistério.

Segundo os cientistas, a rotação do planeta vermelho está acelerando em cerca de 4 milissegundos por ano. Isso significa um encurtamento da duração do dia marciano em uma fração de milissegundo por ano.

As descobertas foram detalhadas em um artigo recente da revista científica Nature com base em dados do módulo InSight da NASA, que operou por quatro anos antes de ficar sem energia em dezembro de 2022.

Mas por que isso acontece?

A verdade é que os cientistas não têm certeza da causa, mas existem algumas teorias. A principal hipótese é no acúmulo de gelo nas calotas polares ou a recuperação pós-glacial, onde as massas de terra se elevam depois de serem soterradas pelo gelo.

A mudança na massa de um planeta pode fazer com que ele acelere um pouco. “É muito legal poder obter essa medição mais recente – e com tanta precisão”, disse Bruce Banerdt, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

“Estive envolvido nos esforços para colocar uma estação geofísica como a InSight em Marte por muito tempo. Resultados como este fazem todas essas décadas de trabalho valerem a pena”, completou.

Como os cientistas calculam a rotação de Marte

Para calcular a rotação de Marte, os cientistas normalmente usam os dados dos equipamentos de transmissão de rádio e antenas. Neste caso, por exemplo, os estudiosos usaram a InSight.

Os cientistas transmitiriam um sinal de rádio para o módulo de pouso usando da nave. Quando os cientistas recebiam o sinal refletido, eles procuravam pequenas mudanças na frequência causadas pelo efeito Doppler.

O efeito Doppler é quando existe uma mudança da frequência das ondas quando a fonte que o emite está se movendo em relação a um observador. Medir essa mudança permitiu aos pesquisadores determinar a velocidade com que o planeta gira.

Sair da versão mobile