Módulo InSight Martian, da NASA, capta barulho de rochas batendo em Marte; ouça

Primeiro registro de barulho das rochas colidindo em Marte veio do módulo de aterrissagem InSight Martian, da NASA. Confira o áudio impressionante
Módulo InSight Martian, da NASA, capta barulho de rochas batendo em Marte; ouça
Imagem: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona/Reprodução

O módulo de aterrissagem InSight Martian, da NASA, captou barulho, ou ondas sísmicas, de meteoritos colidindo em Marte. As colisões teriam acontecido a uma distância de 290 quilômetros do módulo – o que torna o registro do som ainda mais impressionante. 

As ondas sísmicas de impacto foram registradas pela primeira vez em 5 de setembro de 2021, mas só divulgadas agora em artigo publicado na revista Nature Geoscience

Ouça o momento da colisão captado pela NASA 

Apesar de décadas de sondas e rovers em Marte, até agora nenhum tinha sentido as ondas sísmicas causadas por uma rocha ao atingir o planeta. 

Isso acontece porque a atmosfera marciana é muito mais fina que a da Terra e, por isso, deixa passar mais objetos. Mesmo mais fina, a atmosfera de Marte criou atrito suficiente para o meteorito explodir. 

Passou em branco

A InSight está em Marte desde 2018. Depois de identificar que o módulo consegue detectar ondas sísmicas, os pesquisadores examinaram dados anteriores e encontraram três eventos parecidos, mas menores, ocorridos em 2020 e 2021. 

Cada um criou ondas sísmicas menores que um terremoto de magnitude 2,0 na escala Richter. Quando um terremoto tem menos de 3,5 graus, ele é apenas registrado pelos sismógrafos. 

A suspeita, agora, é que o InSight já tenha captado barulho de outros meteoros que caíram em Marte antes, mas os ruídos foram mal interpretados pelos pesquisadores. Agora, com os quatro eventos confirmados, a ideia é encontrar outros registros. 

Assine a newsletter do Giz Brasil

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas