Máscaras não são mais obrigatórias em SP, diz governador
Nesta quinta-feira (17), o governador de São Paulo (SP), João Doria, retirou a obrigatoriedade de máscaras em ambientes fechados em todo o estado. A decisão foi anunciada durante o programa “Brasil Urgente”, transmitido na Band e apresentado por José Luiz Datena.
O governador também utilizou suas redes sociais para dar a notícia. De acordo com o político, a máscara seguirá obrigatória apenas em unidades de saúde, hospitais e no transporte público, o que inclui ônibus, metrô e trens.
Finalmente sem máscaras!
Acabo de assinar decreto que libera imediatamente o uso de máscaras em locais fechados em SP. O avanço da vacinação e a queda nas internações e óbitos permitem esta medida. Momento tão esperado depois de dois anos desafiadores. Estou muito feliz! 😀
— João Doria (@jdoriajr) March 17, 2022
A medida será publicada em edição extra do Diário Oficial nesta quinta (17), e terá efeito imediato.
João Doria já havia retirado a obrigatoriedade de máscaras ao ar livre no dia 9 de março. Na data, o governador chegou a dizer que o equipamento de proteção individual poderia ser totalmente dispensado até o dia 23 de março. A decisão acabou vindo antes do esperado.
A liberação das máscaras é baseada em análises técnicas do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo. De acordo com os especialistas, a queda do número de casos e mortes por Covid-19, assim como o avanço da campanha de imunização, justificam a medida.
O Vacinômetro do governo registrou nesta quinta-feira que 90,27% de toda a população acima de 5 anos está imunizada. Por outro lado, apenas 28,93% das crianças entre 5 e 11 estão com o esquema vacinal completo.
A partir da próxima segunda-feira (21), idosos acima de 80 anos que vivem no estado de São Paulo poderão tomar a quarta dose da vacina. Para receber o imunizante, a pessoa deve ter tomado a terceira dose há, pelo menos, quatro meses.