MasterCard vai testar um sistema de pagamentos que detecta o seu rosto

Com o uso da câmera frontal do smartphone, o sistema reconhece se é você mesmo quem está tentando pagar e libera (ou bloqueia) a transação.

Você gosta do seu rosto? Então vai amar o novo sistema de segurança ID Check da MasterCard. O recurso – ainda em fase experimental – usa a câmera frontal do smartphone e tecnologia de reconhecimento facial para você fazer pagamentos usando o seu rosto. A MasterCard acha que os millenials vão adorar isso.

O sistema de identificação biométrica parece besta, mas é muito mais seguro do que assinar um pedaço de papel. A demonstração da MasterCard dá a entender que ele é bem simples, também. Quando estiver pagando por algo em uma loja ou pela internet, você pode escolher por verificar sua identidade com impressões digitais ou com uma imagem do seu rosto. Se escolher o rosto, é só segurar o telefone e piscar (isso é feito para que ladrões não usem uma foto sua para burlar o sistema). É isso!

“A nova geração, que gosta tanto de selfies… Eu acho que eles vão gostar,” disse o gerente de segurança da MasterCard, Ajay Bhalla, à CNN.

Bem, a MasterCard está claramente querendo ganhar dinheiro com base na obsessão dos jovens com selfies a partir de um golpe de marketing meio bobo. No entanto, essa tecnologia pague-com-o-seu-rosto existe há anos, e a segurança biométrica claramente é mais confiável do que as senhas. O fato de uma empresa imensa como essa estar levando a ideia a sério faz sentido. A MasterCard vai oferecer o sistema em fase de testes para 500 clientes mas diz que no futuro ele estará disponível para todos. A gigante dos pagamentos também está trabalhando em uma tecnologia pague-com-a-sua-voz, assim como o Google.

[CNN]

Imagem via Shutterstock / Gizmodo

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas