A Warner Bros (finalmente) divulgou esta semana o esperado trailer final de “Matrix: Resurrections”. Com muita ação e efeitos visuais de sobra, a nova prévia mostra Neo (Keanu Reeves) voltando a encarar os perigos do mundo das máquinas, guiado por novos — e antigos — aliados.

O filme estreia para valer só 22 de dezembro, mas para quem já esperou quase 20 anos por uma sequência, parece logo ali.

As novas cenas trazem mais detalhes sobre a história do filme e confirmam algumas teorias que já circulavam entre os fãs desde o anúncio do longa. Confere aí:

O trailer mostra Thomas Anderson (Keanu Reeves), mais conhecido como Neo, sendo reapresentado aos perigos do mundo das máquinas. O trailer também confirma uma personalidade suspeita do personagem de Jonathan Groff. 

Tanto que é dentro desse contexto que veio a confirmação de que o personagem vivido por Groff vai ser mesmo uma versão atualizada do Agente Smith da trilogia original. Aqui, ele aparece repetindo a mesma fala do vilão de Hugo Weaving no primeiro longa, deixando mais do que claro a conexão entre os dois. 

O destaque também aos detalhes sobre o reencontro de Neo e Trinity (Carrie-Anne Moss). Nas cenas do primeiro trailer do filme, divulgado em setembro, os dois já se reencontravam, mas demonstravam não se reconhecerem — o que levou muitos fãs a cogitarem que eles são, agora, novas versões de seus personagens originais.

Neste segundo trailer, contudo, Neo aparece lutando para sair da Matrix e reencontrar Trinity. Ela, por sua vez, agora parece lembrar-se do companheiro — ou ao menos compreender que os dois têm alguma ligação. Vale lembrar que ambos os personagens haviam morrido no último longa. Outro ponto importante é a aparição da personagem Niobe (Jada Pinkett Smith), que foi envelhecida digitalmente. 

No trailer, Neo também parece estar começando a se lembrar dos eventos dos filmes anteriores, e durante uma cena em que o personagem está em vias de pular de cima do telhado de um prédio, escondido ao fundo encontra-se o troféu do “The Game Awards”, um importante evento de premiação do universo gamer. 

Outro ponto importante é que o trailer já apresenta qual vai ser a temática que Matrix Resurrections deve abordar nesse retorno da franquia depois de quase duas décadas longe dos cinemas. Ao que tudo indica, a grande questão abordada no roteiro é essa lembrança do que é real — algo que ganha muita força quando uma das personagens fala sobre o quanto de ruído a Matrix despeja em nossas cabeças.

Assim, levando em conta o caráter contestatório que a série sempre teve, não é difícil traçar paralelos reais com a internet, redes sociais, fake news e até mesmo o tão comentado metaverso. Dessa forma, tudo indica que Neo, Trinity, Morpheus e companhia vão retornar mantendo a relevância que tinham no início dos anos 2000, quando já anteciparam temas que só se tornaram questões reais anos mais tarde.

O filme, vale lembrar, se passa após os eventos da trilogia: “Matrix” (1999), “Matrix Reloaded” e “Matrix Revolutions” (ambos de 2003). Os três filmes foram escritos e dirigidos pelas irmãs Lana e Lilly Wachowski. Para o novo, Lana assume as rédeas sozinha. 

De qualquer forma, para matar toda ansiedade e ver o filme de uma vez não vai demorar a chegar. “Matrix Resurrections” estreia em 22 de dezembro nos cinemas de todo o país.