O processador MediaTek Dimensity 9300 é o mais novo concorrente do Snapdragon 8 Gen 3. Apresentado nesta segunda-feira (6), o chip de 4 nanômetros possui oito núcleos de até 3,25 GHz. O lançamento também promete o processamento de algoritmos de inteligência artificial generativa, sem depender da nuvem.
Sucessor do Dimensity 9200, o novo processador para celulares e tablets conta com um arranjo para oferecer bom desempenho até em atividades mais pesadas, como jogos. Confira a divisão de núcleos da CPU:
- Quatro núcleos de alto desempenho de até 3,25 GHz (Cortex-X4);
- Quatro núcleos de eficiência de até 2 GHz (Cortex-A720).
A MediaTek informa que o chip foi construído no processo de 4 nanômetros da TSMC (quanto menor, melhor).
O lançamento também vem com o chip gráfico Immortalis-G720. Com 12 núcleos, o componente promete uma melhoria de 46% na performance, sem aumentar o consumo de energia.
MediaTek Dimensity 9300 suporta câmeras de até 320 MP
Quando o assunto é fotografia, o processador aguenta lentes de até 320 MP (megapixels). Mas vamos com calma: ainda que o número impressione, a resolução máxima é dividida entre todas as câmeras disponíveis no dispositivo.
Peguemos um celular com um conjunto fotográfico triplo como exemplo. Caso venha com o Dimensity 9300, a fabricante poderia dedicar 200 MP para a câmera principal, 50 MP para o sensor com lente teleobjetiva e 50 MP para o componente com lente ultrawide. O smartphone também pode ter uma câmera frontal 12 MP para selfies.
Além disso, o Dimensity 9300 suporta tela com resolução 4K com taxa de atualização de até 120 Hz ou com definição WQHD (2560 x 1440) a 180 Hz. O componente também é compatível com o Ultra HDR do Android 14.
MediaTek também aposta em IA generativa
Assim como o recém-lançado Snapdragon 8 Gen 3, a MediaTek está apostando em inteligência artificial generativa. O reforço vem pelo MediaTek APU 790, que atende até 33 bilhões de parâmetros. A empresa também aponta que a unidade de processamento neural é 45% mais eficiente.
A fabricante sustenta que o componente é oito vezes mais rápido no processamento de IA generativa. Além disso, o processador suporta modelos de linguagem conhecidos, como o Meta Llama 2, Baichuan 2 e o Baidu AI LLM.
“Isso ajuda os desenvolvedores a implantar de forma rápida e eficiente aplicativos de IA generativos multimodais para fornecer aos usuários experiências de IA generativas, como texto, imagens e música”, diz a marca.
Em termos de conectividade, o lançamento é compatível com redes 5G de até 7 GB/s, Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.4.
A MediaTek espera lançar os primeiros smartphones com chipset Dimensity 9300 até o final de 2023, segundo comunicado.