A Covid-19 possui alguns sintomas característicos, como febre, tosse e dor de garganta. Porém, algumas pessoas podem enfrentar manifestações diferentes da doença, muitas vezes bastante peculiares.
Médicos relataram em seus consultórios desde queda de cabelo até vermelhidão nos dedos. A pesquisadora Saira Chaughtai, por exemplo, publicou no Journal of Medical Case Reports sobre as alterações na língua sofridas por seus pacientes.
Como relatou o Science News, um dos pacientes de Chaughtai apresentou inchaço na língua dez dias após receber um teste positivo para Covid-19. Manchas esbranquiçadas também surgiram no órgão, além de um aumento da sensibilidade e irritação.
O paciente tinha 30 anos e estava saudável, o que intrigou mais ainda a cientista. A alteração na língua foi tratada com enxaguantes bucais e laser de baixa intensidade, resolvendo o problema após seis meses.
Há ainda quem enfrente o inchaço dos dedos das mãos e pés, que também podem adquirir tons avermelhados. Alguns dos pacientes chegam a relatar dor nas extremidades.
Michael Nirenberg, médico do Friendly Foot Care, atendeu cerca de 40 pessoas com o sintoma. Na maior parte dos casos, a manifestação sumia dentro de um ou dois meses, enquanto outros enfrentavam o problema por mais tempo.
Um homem de 59 anos atendido por Nirenberg sentiu dores nos dedos do pé durante 670 dias, sendo o caso mais longo já documentado. Seu quadro foi descrito no Journal of Cutaneous Pathology.