_Tecnologia

Fundador do Megaupload promete Megabox, serviço gratuito de música, para 19 de janeiro

Você já sabia que Kim Dotcom não desistiu do Megabox, serviço de música que promete desafiar as gravadoras. Agora ele divulga mais detalhes e crava uma data de lançamento: 19 de janeiro de 2013, um ano depois do Megaupload ser fechado. A página do Facebook para o Megabox diz que o serviço será “gratuito, fácil […]

Você já sabia que Kim Dotcom não desistiu do Megabox, serviço de música que promete desafiar as gravadoras. Agora ele divulga mais detalhes e crava uma data de lançamento: 19 de janeiro de 2013, um ano depois do Megaupload ser fechado.

A página do Facebook para o Megabox diz que o serviço será “gratuito, fácil e legalizado”, com ”espaço ilimitado para todas as suas músicas”. Também podemos ver como será a interface do site.

A página diz que o Megabox permitirá enviar músicas de forma ilimitada sem pagar nada. Resta saber, no entanto, se as músicas ficam realmente guardadas na nuvem – como no Google Play Music – ou se são apenas correspondidas ao catálogo do serviço – como no iTunes Match. Ou ambos!

E como vai funcionar? A ideia é distribuir músicas de graça, mas compensar os artistas com o faturamento em publicidade. Para isso, você precisará instalar o aplicativo Megakey, que substitui propagandas em outros sites por anúncios que rendem dinheiro ao Megabox. Quem não instalar o aplicativo terá a opção de comprar as músicas.

Ou seja, o Megabox mistura streaming e loja, e quer ser um serviço legalizado – assim como o novo Mega, “sucessor” do Megaupload para armazenamento de arquivos. E a maior parte do faturamento vai para o artista; o Megabox fica apenas com uma pequena parte. É o oposto das gravadoras, e pode ser algo relevante para a indústria da música.

Ainda há muitos detalhes a esclarecer, mas provavelmente saberemos mais antes do lançamento em janeiro. Ou melhor, antes do possível lançamento, já que a disputa entre Kim Dotcom e os EUA ainda não acabou. [Megabox via Agência EFE/G1]

Sair da versão mobile