Apps para ajudar pessoas com deficiência visual, medir objetos e encontrar promoções. Veja estas e outras dicas na nossa lista para iOS:

Be My Eyes


Aplicativos úteis existem aos montes, para nos ajudar com tarefas, nos entreter ou nos ensinar. E alguns seletos apps possuem um propósito nobre. É o caso do Be My Eyes. Você o instala e, uma hora ou outra, alguma pessoa com deficiência visual pode te fazer uma chamada em vídeo para que a ajude com algo. Pode ser para indicar a cor de uma roupa, mostrar qual é o remédio que ela deve tomar, enfim, infinitas possibilidades. Nas configurações do aplicativo, você adiciona os idiomas que você fala, então dá para ajudar pessoas de várias partes do mundo (inclusive brasileiros). Seria ótimo ter uma versão para Android, para alcançar ainda mais deficientes e voluntários — segundo o site oficial do app, 38 mil pessoas cegas estão cadastradas e já foram ajudadas mais do que 250 mil vezes.

Download: Be My Eyes (grátis)

divisoriagizmodo

Pelando


O Pelando é um serviço que reúne ofertas de toda internet — os itens são cadastrados pelo próprio usuário e funciona como um Reddit (as pessoas votam nas melhores opções). Os principais produtos são livros, jogos, cupons de descontos em serviços como Uber, entre outros. Ele tem embutido também um uma ferramenta de pesquisas de preços e de confiabilidade nas lojas, além de um fórum para a interação dos consumidores.

Download: Pelando (grátis)

divisoriagizmodo

Dropped


Algumas pessoas arriscam trocar o notebook pelo iPad, mas esbarram em algumas dificuldades. Uma delas é a área de transferências, principalmente quando é preciso lidar com trechos de textos e imagens, por exemplo. O Dropped funciona justamente como uma área de transferências avançada, salvando as coisas num simples arrastar e soltar. Ele tem uma interface bem organizada e suporta inúmeros tipos de conteúdos.

Download: Dropped (US$ 2,99)

divisoriagizmodo

Elevate

Um aplicativo para treinar a cognição, com mais de 30 testes de foco, memória, matemática, entre outras áreas. É uma opção interessante para treinar um raciocínio mais rápido, além de ser uma ferramenta legal para quem está aprendendo idiomas e quer fixar determinadas regras. Falando nisso, os exercícios relacionados a línguas estão todos em inglês.

Download: Elevate (grátis)

divisoriagizmodo

TapMeasure

A realidade aumentada está aí no iOS 11. Com a nova versão do sistema instalada em mais dispositivos, existem muitos aplicativos para serem testados e um dos mais legais é o TapMeasure, que funciona como uma régua. Ele funciona para medir cômodos inteiros e pode te ajudar a planejar uma mudança, por exemplo.

Download: TapMeasure (grátis)

divisoriagizmodo

Tem alguma sugestão? Deixe sua dica nos comentários!