Foi uma semana agitada para o Windows Phone, com grandes apps chegando (ou sendo atualizados). Foursquare e YouTube, por exemplo. Joe Belfiore, o rosto do Windows Phone na Microsoft, prometeu EM LETRAS GARRAFAIS, via Twitter, que tem mais coisa legal vindo.

Foursquare

Foursquare (grátis): Sim, este é antigo. Mas a nova versão, feita pelo próprio Foursquare em colaboração com Microsoft e Nokia, não. Lançada esta semana, ela foi toda pensada para o visual moderno da plataforma e traz recursos exclusivos que aproveitam algumas áreas especiais do Windows Phone — fixar venues e pessoas na tela inicial, notificações e check-in e compartilhamento por NFC. Apenas para Windows Phone 8.


YouTube

YouTube (grátis): Outro que mudou bastante, agora o YouTube, ao menos no Windows Phone 8 (por enquanto; uma atualização para o WP7 já foi prometida), é de fato um app. A nova versão vem cheia de novidades, como suporte aos blocos dinâmicos da tela inicial, playlists, execução em segundo plano, compartilhamento de vídeos nativo e suporte ao Espaço da Criança (ou Kid’s Corner, no inglês).


Chronos Calendar

Chronos Calendar (R$ 3,99): Em breve o Google Agenda mudará a forma como sincroniza e, nessa, a Microsoft terá que se virar para fazer com que a agenda do Windows Phone continue funcionando com o serviço do rival. Se você não quiser correr o risco e experimentar uma alternativa, o Chronos Calendar tem recebido elogios lá fora. Na nova versão, além de correções e outras melhorias, ele ganhou suporte ao Google Agenda. Para Windows Phone 8 e 7.X.


Pit Stitch

Pit Stitch (R$ 2,99): Este app é uma poderosa ferramenta para criar colagens de fotos a partir do Windows Phone. Ele conta com diversos layouts, tem filtros internos e permite redimensionar e recortar fotos facilmente. Apenas para Windows Phone 8.


Music Scene

Music Scene (grátis): O que mapas têm a ver com música? Para Steve Robbins, desenvolvedor do Music Scene (e funcionário da Nokia), tudo. O app opera usando a API do Nokia Music, então é preciso ter um Lumia para usufruir dele. A ideia básica é mostrar que cantores e bandas são de determinado local. Ao clicar em um, dá para ver fotos, ler a biografia, comprar músicas e encontrar artistas semelhantes. Apenas para Windows Phone 8.

[Agradecimentos ao Murilo Vieiras pela colaboração no garimpo de apps dessa semana!]