Fabricando celulares desde o ano de 1988, a sul-coreana Samsung é hoje uma das principais marcas desse mercado, rivalizando com empresas como Apple, Motorola e Xiaomi
Atualmente, a empresa tem como maior foco os produtos mobile, lançando dezenas de novos smartphones todos os anos. Seus celulares baseados no Android são os mais populares em vários países, inclusive no Brasil.
Cada um deles é conectado a uma determinada linha de aparelhos, com características semelhantes, mas que podem confundir os consumidores. Para você ficar por dentro das diferenças entre eles, confira o nosso guia abaixo:
Linha S
Os modelos da linha S são considerados os carros-chefes da Samsung. Eles trazem hardware poderoso e câmeras avançadas, reunindo tudo que há de mais novo em tecnologia móvel lançado pela sul-coreana.
Geralmente, eles são indicados para os consumidores de forma geral, contando com modelos disponíveis em várias versões. Para 2023, por exemplo, a Samsung lançou o Galaxy S23, Galaxy S23+ e Galaxy S23 Ultra, sendo o primeiro mais básico (e também mais barato), e o último, obviamente, mais avançado e caro.
Compre no Mercado Livre:
Linha A
Aqui, os celulares entram na categoria de intermediários, com telas grandes — acima de 6,4 polegadas – e tendo foco em usuários mais corporativos, que precisam de mais espaço para multitarefa.
Além disso, a Samsung dá uma atenção especial à construção e design desses smartphones, incluindo baterias grandes e displays com taxas de atualização mais altas. Por outro lado, por serem aparelhos medianos, não oferecem a melhor e mais recente tecnologia de recursos ou desempenho, quando comparado com a linha S.
Para este ano, a Galaxy disponibiliza os aparelhos Galaxy A14, Galaxy A23 e Galaxy A54, os três com conectividade 5G. Dependendo da loja (e das ofertas), é possível encontrar esses aparelhos com preços a partir de R$ 1.400. Inclusive, os celulares da linha A são os mais vendidos – representando mais de 50% das vendas totais da Samsung em alguns mercados.
Compre no Mercado Livre:
Linha M
A família Galaxy M da Samsung substituiu a aposentada linha J. O maior destaque desses aparelhos são seus preços competitivos, sendo uma boa opção para quem não pode gastar muito em um novo celular.
Outra vantagem é que eles entregam recursos um pouco mais atualizados – diferentemente da linha A. Contudo, a sua potência é suficiente para agradar apenas o usuário médio, como estudantes com pouca grana ou jovens viajantes que têm medo de perder ou quebrar o celular.
É uma linha famosa por não ser disponível globalmente. Por ser nova, também não há muitos modelos à disposição.
Compre no Mercado Livre:
Linha Z
Por fim, esta é a mais recente linha da Samsung – inaugurada em 2019 – e tem como principal característica os celulares com tela dobrável. Atualmente, a sul-coreana é líder nesse mercado, tendo lançado em agosto os novos modelos Galaxy Z Fold 4 e Galaxy Z Flip 4.
A linha é dividida entre aqueles telefones com aparelhos com aparência “normal” que se abrem lateralmente para ficar parecido com um tablet, e os que se abrem verticalmente, lembrando os antigos telefones do tipo flip.
Apesar do receio dos usuários nesse tipo de aparelho, a Samsung tem apostado alto que os telefones dobráveis são o futuro. Inclusive, há rumores que os aparelhos de nova geração da linha poderão ter telas múltiplas.
Compre no Mercado Livre: