Samsung é obrigada a esclarecer fotos fake da Lua feitas pela linha Galaxy
Em seu lançamento, o Galaxy S23 Ultra prometeu revolucionar a fotografia para smartphones com uma impressionante câmera principal de 200 MP. Só que nem todo mundo está acreditando que o modelo tem mesmo esse potencial fotográfico.
Recentemente, a Samsung se viu no centro de uma polêmica envolvendo a câmera de seu lançamento. O perfil “ibreakphotos” do Reddit afirmou na semana passada que as imagens da lua capturadas pelo S23 Ultra são falsas. Para provar sua tese, a página tirou algumas fotos até mesmo da tela do computador.
Em todos os casos, até nas imagens de pior qualidade, o smartphone da Samsung, aparentemente, adicionou mais informações à imagem pelo via pós-produção. Ou seja: as lente do smartphone não teria conseguido captar sozinha a imagem como ela é mostrada. Apesar de o resultado final não ser completamente falso, detalhes que não existiam originalmente acabam aparecendo.
Diante da polêmica, a Samsung se viu obrigada a dar explicações sobre as tais imagens da lua capturadas pelo Galaxy S23 Ultra. Veja mais abaixo.
De acordo com a sul-coreana, os detalhes são adicionados pelo recurso “Scene Optimizer”, que estreou no Galaxy S21 e está presente nos aparelhos da linha Fold.
Quando a funcionalidade está habilitada, a câmera detecta, por um sistema de inteligência artificial, quando o usuário está tirando foto da Lua usando um zoom de 25x ou maior. A partir disso, a tecnologia faz ajustes de brilho, captura diversas imagens e utiliza uma rede neural para destacar detalhes com base em uma imagem da Lua de alta resolução.
Na publicação em que explica o funcionamento da tecnologia, a Samsung afirmou que continua trabalhando para aprimorar o Scene Optimizer e diminuir possíveis confusões entre capturar imagens reais e de uma tela de computador, fazendo referência ao post no Reddit.