Um achado de milhões — literalmente. Sammy Shelton, um menino inglês de seis anos, encontrou nada menos que um dente de tubarão de milhões de anos enquanto passeava pela praia.

A criança achou o dente de 10 cm de comprimento na praia de Bawdsey, em Suffolk, no sul da Inglaterra. E não é qualquer dente, diga-se: além da sua idade, ele era da maior espécie de tubarão que já existiu no mundo, o megalodonte.

O próprio nome megalodonte significa “dente grande”. Esses peixes nadavam pelas águas marinhas entre 23 e 3,6 milhões de anos atrás. O tamanho exato dos megalodontes ainda é discutido entre os cientistas, mas um consenso é de que eles provavelmente atingiram de 15 m e 20 m de comprimento.

Peter Shelton, pai de Sammy, disse que, ao encontrarem a presa, sabiam ser de um tubarão, mas não imaginavam a sua importância. “Sabíamos o que era, mas não o quão raro era”, disse Shelton.

O pai da criança ainda revelou que o garoto está muito apegado ao dente e que, inclusive, dorme com ele.

tubarão

Segundo o jornal britânico Great Yarmouth Mercury, pai e filho estavam procurando fósseis quando encontraram o dente de tubarão gigante.

“Sammy estava muito animado porque encontramos fragmentos de dentes de tubarão na praia, mas nenhum tão grande e pesado quanto esse”, afirmou.