Há alguns meses, o Google anunciou que se concentraria no app Mensagens, do Android, e iria ajudar as operadoras a adotarem o chat, um novo protocolo de mensagem baseado no RCS (Rich Communication Service) que deve ajudar bastante na tarefa de enviar mensagens de texto com uma série de recursos.

Então, como parte dessa transição, o Google está trazendo os melhores recursos do Allo para o Mensagens, do Android, incluindo a habilidade de enviar mensagens pelo computador, uma ferramenta de busca de GIF, respostas inteligentes e preview de links.

Chat é a nova solução do Google para acabar com o SMS
Google se une a operadoras por sistema de mensagem para desafiar o WhatsApp

Parecida com a função de envio de mensagens via desktop do Allo e do WhatsApp, para enviar mensagens no Android Mensagens no seu computador você deve visitar o site messages.android.com, abrir o menu no app e captar o QR code exibido na tela para autenticar com sua conta. Como já ocorre no WhatsApp, você vai conseguir enviar e receber mensagens pelo browser como se estivesse no seu smartphone. No entanto, parece que o Google não ativou a opção para todo mundo ainda (aqui, pelo menos, não funcionou). De acordo com a empresa, o lançamento tem sido feito aos poucos. Então, é só aguentar mais um tempo que a funcionalidade será disponibilizada aos poucos.

Para usar o Mensagens no browser é necessário escanear QR code, como acontece no WhatsApp

Se você quiser enviar alguns GIFs animados, tudo que você precisa é digitar um termo na janela do chat e, em vez de pressionar enviar, escolha a busca por GIF. De lá, o Google vai mostrar alguns exemplos leves de animações que pode ser diretamente copiadas e coladas em sua conversa.

Sobre o preview de links, que fornece um pequeno card com informações sobre o site, eles vão começar a aparecer automaticamente assim que uma pessoa colar um link numa conversa. E se você tiver com preguiça de responder, as respostas inteligentes vão dar respostas rápidas geradas com a ajuda de inteligência artificial, baseado no que o Google acha que você responderia. Dito isso, o Google nem sempre dá sugestões boas, mas as respostas inteligentes podem ficar mais úteis com o tempo.

O último grande recurso adicionado ao Mensagens, do Android, é uma funcionalidade que permite copiar senhas de uso único e códigos de verificação diretamente da notificação, o que torna o processo mais fácil de copiar e colar números ou caracteres utilizados na autenticação de dois fatores.

Esses recursos eram quase todos do Allo e foram lançados durante os anos de 2016 e 2017. No entanto, com o Google fazendo esse esforço para popularizar o aplicativo Mensagens, faz sentido essa mudança, ainda que muitos quisessem que o Google fizesse um clone compatível com iMessage, da Apple, em vez disso.

Colaborou: Guilherme Tagiaroli